Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pagamentos para quem aderiu ao acordo de ressarcimento de desvios indevidos do INSS começam na quinta, 24

Beneficiário pode aderir ao acordo pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios

Por Alice Wandrofski
Com informações do governo federal
18/07/25 - 15:44
Pagamentos para quem aderiu ao acordo de ressarcimento de desvios indevidos do INSS começam na quinta, 24 A adesão pode ser realizada pelo aplicativo Meu INSS e também em uma agência dos Correios | Foto: Jean Teixeira

A partir da próxima quinta-feira, 24, os depósitos para quem sofreu com os desvios indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre março de 2020 e de 2025, começarão a ser realizados, de acordo com informações do governo federal.

O pagamento será feito de forma integral, corrigido pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), diretamente na conta onde o aposentado ou pensionista recebe o benefício.

Os valores serão devolvidos segundo a ordem de adesão ao acordo de ressarcimento proposto pelo Executivo. Ou seja, quem aderir primeiro receberá primeiro.

Por isso, a pessoa que concordar com o acordo até a próxima segunda-feira, 21, já poderá ter acesso ao dinheiro a partir do dia 24 de julho.

Quem pode aderir ao acordo

O governo federal informou que quem contestou os descontos indevidos e não recebeu resposta da entidade após 15 dias úteis poderá aderir gratuitamente.

Essa ação deve ser feita pelo aplicativo Meu INSS e também em uma agência dos Correios.

Nos casos em que ocorreu resposta por parte da entidade, o Executivo explica o que pode acontecer:

Nesses casos, os documentos estão em análise e, por isso, o beneficiário ainda não têm a opção de aderir ao acordo. Ele será notificado e poderá, pelo aplicativo Meu INSS ou em uma agência dos Correios, aceitar os documentos, contestar por suspeita de falsidade ideológica/indução ao erro ou dizer que não reconhece a assinatura. Se houver a contestação pelo beneficiário, a entidade será intimada a devolver os valores em até cinco dias úteis e o caso vai passar por uma auditoria. Quando não houver a devolução, os aposentados e pensionistas serão orientados sobre as medidas judiciais cabíveis, com apoio jurídico em parceria com as Defensorias Públicas dos estados.

De acordo com o governo federal, até esta sexta-feira, 18, em todo o país, mais de 582 mil aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo, que está disponível para cerca de 1,9 milhão de beneficiários.

No estado do Rio de Janeiro, de 163.813 pessoas aptas a receber, 55.080 já aceitaram, o que representa uma adesão de 33,6%.

Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS?

  • Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha.
  • Vá até "Consultar Pedidos" e clique em "Cumprir Exigência" em cada pedido (se houver mais de um).
  • Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo "Aceito receber", selecione "Sim".
  • Clique em "Enviar" e pronto. Depois é só aguardar o pagamento!

O Executivo informou também que os canais de atendimento para consulta e contestação dos descontos feitos pelas entidades seguem abertos e ficarão disponíveis até, pelo menos, 14 de novembro de 2025. Esse prazo pode ser prorrogado, se houver necessidade.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.