Prefeitura de Nova Friburgo anuncia licitação para contratar empresa que vai gerir estacionamento rotativo
Contrato terá duração de cinco anos, com valor estimado em R$ 38.781.244,71

Foi publicado no diário oficial de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, nesta semana, que será realizada uma licitação para a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de mobilidade urbana, referente à locação e manutenção de uma única plataforma integrada de gestão de estacionamento rotativo.
A modalidade será de pregão eletrônico, do tipo menor preço global por lote, que está programado para ocorrer na manhã do dia 7 de maio.
Segundo a publicação, o serviço deve incluir parquímetros multivaga e multisserviço, aplicativo para smartphone – módulo usuário, portal "web", terminal de autoatendimento para ponto de venda (PDV), fiscalização embarcada veicular com câmeras e leitura de placas, software de fiscalização manual de uso de vagas, software integrador de gestão, e demais equipamentos, serviços e suporte à operação do estacionamento rotativo nas vias públicas da cidade.
O período de contrato é de cinco anos, com valor estimado em R$ 38.781.244,71.
De acordo com o estudo técnico divulgado para consulta dos interessados em participar da licitação, os desafios impostos pelo crescimento da frota veicular e pela demanda por vagas de estacionamento em Nova Friburgo foram os motivos que levaram à implantação do Novo Estacionamento Rotativo:
A implantação de um sistema de estacionamento rotativo pago em Nova Friburgo se apresenta como uma necessidade premente para a gestão eficiente do espaço público, a fluidez do trânsito e o desenvolvimento econômico do município. A crescente demanda por vagas de estacionamento, principalmente nas áreas central, Olaria e Conselheiro Paulino, tem gerado uma série de problemas que impactam negativamente a qualidade de vida da população e a dinâmica urbana. (...) Cumpre destacar que a implantação do estacionamento rotativo é uma das metas do Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana (lei municipal nº5.044 de 2024) em seu art.22, III. Ainda, cumpre ressaltar que não há regulamentado no município o Plano Anual de Contratação.
Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), disponibilizados no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2024, Nova Friburgo contava com 138.771 veículos, entre automóveis, caminhões, motocicletas e outros.
Ao Portal Multiplix, o Executivo afirmou que o pagamento pelo uso das vagas será feito diretamente à prefeitura. A empresa contratada não terá contato com o dinheiro.
O governo municipal ainda informou que a cidade "adotou um modelo moderno e transparente para garantir que o serviço de estacionamento rotativo seja eficiente e beneficie toda a população":
Um dos destaques desse novo sistema é a forma como a empresa contratada será paga: somente se os serviços estiverem funcionando corretamente. A prefeitura instituiu um critério chamado Índice de Funcionamento (IF), que mede quantas horas, ao longo do mês, os equipamentos (como parquímetros e sistemas de fiscalização) realmente funcionaram. Para isso, consideram-se 23 dias úteis por mês, com 10 horas de operação por dia – ou seja, o mês ideal tem 230 horas de funcionamento esperadas.
De acordo com o município, a cada mês, a empresa contratada deverá comprovar o tempo em que seus sistemas ficaram operando corretamente. Com base nisso, será calculado o IF, e aplicado descontos caso haja falhas ou interrupções:
Quanto menor o tempo de funcionamento dos equipamentos, maior será o desconto aplicado na fatura mensal da empresa. Esse modelo de pagamento garante que a empresa tenha incentivo para manter os equipamentos sempre operando, com manutenções rápidas e serviço de qualidade. Além disso, a fiscalização é contínua e realizada por técnicos da própria prefeitura, com base em relatórios mensais e indicadores técnicos.
Por fim, foi informado que o objetivo é assegurar que os usuários tenham acesso a um sistema moderno, justo e que realmente funcione – democratizando o uso das vagas públicas, melhorando a mobilidade no centro da cidade e fortalecendo o comércio local.
Cronograma de Implantação
De acordo com o edital, após a assinatura do contrato com prefeitura, a empresa terá o prazo de até 30 dias para entregar o projeto executivo de alocação, implantação de parquímetros e ajuste de sinalização do novo estacionamento e 45 dias para aprovação do mesmo.
Os períodos máximos para implementação dos equipamentos e tecnologias do edital, como aplicativo, fornecimento de equipamentos de fiscalização manual e para PDV, tecnologia de fiscalização embarcada com OCR para veículos, demais tecnologias necessárias à operação do rotativo e instalação dos parquímetros, são de 90 dias.
Em relação à área de recursos humanos e ao departamento de pessoal, o treinamento da equipe contratada deve começar 60 dias após a assinatura do contrato, com conclusão em até 75 dias. Já para os servidores da prefeitura, como os agentes municipais, o tempo estimado é de 75 dias após a assinatura e 90 dias para o término.
A implantação da sinalização vertical deverá começar 60 dias após a assinatura, com prazo máximo de 90.
A definição de conteúdo do material publicitário (com regras de uso do sistema) terá o prazo único de 75 dias e a panfletagem por 15 dias (cinco dias antes da operação e dez dias após) deve ter início em 85 dias, podendo chegar a 100.
O cronograma ainda estabelece que o início da operação do estacionamento rotativo será de 90 dias após a formalização do contrato.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!