Ex-secretário de Turismo de Friburgo e mais três são alvos de operação do MPRJ que apura possível fraude na pasta
Além de Renan Alves, outros três também são investigados; denúncia foi feita pela Procuradoria do Município

Na manhã desta sexta-feira, 11, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) cumpriu mandados de busca e apreensão em Nova Friburgo, na Região Serrana, em endereços ligados ao ex-secretário municipal de Turismo de Nova Friburgo, Renan da Silva Alves, e ao ex-subsecretário de Eventos da pasta, Ozório Junior Tardin da Silva.
De acordo com o MPRJ, a ação ocorre por meio da Promotoria de Investigação Penal de Nova Friburgo, com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e tem como objetivo auxiliar em um procedimento investigatório "que apura um possível esquema de corrupção envolvendo a secretaria e integrantes de agremiações carnavalescas locais":
A investigação conduzida pelo MPRJ aponta indícios de fraudes em licitações realizadas para o evento 'Um Encanto de Natal', nos anos de 2023 e 2024. Segundo o apurado, os investigados teriam articulado o favorecimento de determinadas escolas de samba e empresas em contratações públicas, mediante pagamento de propina e apresentação de documentos ideologicamente falsos.
Segundo o Ministério Público, ainda são alvos da operação a presidente do Grêmio Recreativo Raio de Luar, Hivilan Freiman Verly, e o tesoureiro da mesma agremiação, Wanderson Tubias da Silva, conhecido como Wanderson Solares.
Os mandatos foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Nova Friburgo.
A Promotoria informou que durante a ação os agentes da CSI/MPRJ apreenderam os telefones celulares dos investigados. Nas imagens divulgadas pelo órgão também é possível conferir que outros materiais foram levados, como uma agenda e notebooks.
Materiais apreendidos na operação de busca e apreensão do MPRJ | Fotos: Reprodução/MPRJ
De acordo com a investigação do MPRJ, a licitação de 2024 para o desfile de Natal "resultou em contrato de R$ 1,3 milhão com uma empresa possivelmente ligada a familiares de Hivilan Freiman Verly".
A Promotoria afirmou que o procedimento investigatório teve início a partir de informações encaminhadas pela Procuradoria do Município.
Em um vídeo publicado nesta manhã nas redes sociais, o prefeito Johnny Maycon apresentou seu posicionamento sobre o caso:
Há um tempo, a gente começou a ouvir uma série de notícias, rumores, indícios de irregularidades e desvios. Como os nossos recursos são limitados para apuração, nós fizemos questão de provocar, requerer oficialmente no Ministério Público, que fizesse uma investigação aprofundada e minuciosa, uma vez que o órgão dispõe de instrumentos e ferramentas extremamente eficazes.
O chefe do Executivo municipal ainda falou sobre os possíveis resultados da investigação:
Se lá na frente, elas [as pessoas que foram alvos da busca e apreensão] provarem que não há qualquer tipo de prática de má-fé, ótimo! Que bom! Mas, se houver por parte dessas, ou de quem quer que seja, uma confirmação de desvio de caráter, desvio de recursos, o nosso posicionamento, evidentemente é de uma aplicação de sanção bastante severa, bastante incisiva.
No vídeo, Johnny Maycon ainda afirmou: "jamais comungaremos e compactuaremos com qualquer tipo de ação que afronte a administração pública, acima de tudo, que concorre pra desvio de recursos".
Para assistir ao posicionamento do prefeito na íntegra, basta clicar aqui.
Exonerações na secretaria
No início de junho, a Prefeitura de Nova Friburgo divulgou a exoneração do então secretário municipal de Turismo, Renan Alves, e anunciou Kamila Mouza como a nova responsável pela pasta.
Na época, Renan se mostrou agradecido pelo tempo como responsável pela pasta, em uma publicação nas redes sociais:
Estou indo com o coração leve, agradecido, feliz e de cabeça erguida, certo de que contribui para uma cidade ainda melhor!
Além disso, na edição do Diário Oficial do último dia 2 de julho, Ozório Junior Tardin da Silva, outro alvo na operação desta sexta, foi exonerado do cargo de subsecretário de Eventos da Secretaria Municipal de Turismo.
O Portal Multiplix entrou em contatou com todos os citados pelo MPRJ e aguarda retorno.
Também solicitamos mais detalhes sobre caso à Prefeitura de Nova Friburgo.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!