Radares da RJ-116 são retirados em pontos de Nova Friburgo; segundo DER-RJ, nova licitação está em andamento
Órgão reforça que "a sinalização nos trechos deve ser respeitada", mesmo que multas não estejam sendo aplicadas

Os motoristas que passam pela RJ-116 estão acostumados com alguns radares ao longo da via. Porém, nos últimos dias, a ausência dos equipamentos chamou a atenção dos condutores de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.
Ao Portal Multiplix, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) confirmou que um processo licitatório "para instalação de novos radares em todo Estado" está em andamento.
A assessoria do DER-RJ informou que "nenhuma multa é aplicada no momento na 116" e reforça que os motoristas devem respeitar a sinalização:
O DER esclarece que está mantida a sinalização nos trechos para alertar e reforçar a conscientização de motoristas sobre os limites de velocidade até que novos e modernos equipamentos sejam implantados nos locais. O órgão também reforça que a sinalização nos trechos deve ser respeitada.
Além disso, o departamento não dá certeza sobre o prazo do resultado do pregão, porém afirma que o assunto "é uma prioridade no momento".
A RJ-116 liga Itaboraí, na Região Metropolitana, a Macuco, na Serra Fluminense, e passa por cidades como Nova Friburgo.
Nessa sexta-feira, 4, a equipe do Portal Multiplix esteve em alguns locais da rodovia que tinham redutores de velocidades e constatou a retirada dos equipamentos.
Os registros foram feitos na altura dos quilômetros 68, em Debossan, e 78, entre a Ponte da Saudade e o bairro Ypu.
Radares foram retirados em Debossan (imagem 1) e em ponto entre os bairros Ponte da Saudade e Ypu (imagem 2) | Fotos: Jean Teixeira
Além disso, câmeras acopladas a semáforos para analisar ultrapassagens indevidas também foram retiradas, como as que estavam no trevo entre Mury e Lumiar.
Câmeras e placa de informação de monitoramento foram retiradas no trevo entre Mury-Lumiar | Foto: Jean Teixeira
Em um outro ponto de Mury, é possível ainda ver a base que sustentava os equipamentos.
Equipamentos foram retirados em diferentes pontos e DER-RJ afirma que nova licitação está em andamento | Fotos: Jean Teixeira
A Rota 116, que administra a RJ em questão, enviou um posicionamento sobre o caso à reportagem:
A Concessionária Rota 116 informa que os radares localizados no trecho concedido da Rodovia RJ 116 são instalados, mantidos e administrados pelo Departamento de Estradas de Rodagens (DER-RJ), não tendo a concessionária nenhum tipo de gerência com relação a eles.
A Prefeitura de Nova Friburgo também falou ao portal a respeito da situação:
Não cabe à Prefeitura de Nova Friburgo tecer comentários ou fazer juízo de valor sobre as deliberações de outra esfera governamental. É importante ressaltar que, mesmo antes da finalização do contrato, o trecho da RJ-116 que corta a área urbana de Nova Friburgo não possuía equipamentos de radar de velocidade instalados pelo DER-RJ.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!