Terceira edição da exposição UnoDiverso começa nesta sexta, em Nova Friburgo
Mostra reúne obras de sete mulheres artistas da cidade e região; visitação acontece até dezembro na Usina Cultural Energisa

Começa nesta sexta-feira, 24, mais uma edição do UnoDiverso, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio.
Obras de sete mulheres artistas da cidade e região ficarão em exposição na Usina Cultural Energisa até o dia 20 de dezembro.
A mostra encerra o ciclo expositivo de 2025 do Projeto Resistência Artística e tem como objetivo promover trabalhos de artistas, com base em diferentes recortes.
Esta será a terceira exposição do terceiro ano do projeto, e também a terceira edição da mostra UnoDiverso – uma série criada dentro dessa proposta que, a cada ano, vem com uma nova abordagem.
O trabalho conta com a curadoria de Mário Moreira, Tiago Vianna e Mário Massena.
A exposição apresenta criações de Ágatha La Piedra, Camila Ribeiro, Catherine Vieira, Chris Salomão, Eris Luna, Maíra Sala e Wanessa Dábliu.
O tema central é "Identidade e Coletividade", propondo reflexões sobre a produção artística feminina contemporânea.
Em sua primeira edição, o UnoDiverso apresentou novos artistas. Já na segunda, destacou jovens criadores, e, neste novo momento, volta seu olhar para a produção artística feminina, reunindo trajetórias e estilos singulares sob o tema "Identidade e Coletividade".
Peças presentes no portfólio da artistas e outras desenvolvidas em oficinas de imersão fazem parte da exposição.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
O organizador do projeto, Wilton Neves, e o curador Mario Moreira com artistas da mostra | Foto: Divulgação
Ao Portal Multiplix, o organizador do projeto, Wilton Neves, destacou a importância de valorização dos criadores de arte.
UnoDiverso é isso. É despertar nos artistas essa percepção de como seu trabalho individual, sua identidade própria se relacionam com outros artistas e de que forma você se desenvolve quando você trabalha com outros artistas.
E acrescentou:
Essa será a nona exposição de todo o Resistência Artística, então estamos com a expectativa muito grande. Já são, até agora, 50 mil visitantes ao todo nesses três anos. Isso é muito gratificante, é um reconhecimento de que a cidade se envolveu com o espaço, com as exposições, participou e interagiu. Nossa previsão é que venham mais dois anos maravilhosos pela frente, com o projeto confirmado para 2026 e 2027.
Sete mulheres artistas da cidade e região ficarão com suas obras expostas até o dia 20 de dezembro na Usina Cultural Energisa | Foto: Divulgação
Somente este ano, o projeto Resistência Artística já atraiu mais de 10 mil pessoas em duas importantes exposições: Nativa e LUX - Luzes da Memória.
Serviço
Exposição UnoDiverso – Identidade e Coletividade
Abertura: 24/10, às 17h
Período: 24 de outubro a 20 de dezembro de 2025
Horário: Terça a sábado, das 13h às 20h
Local: Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas, nº 55, Centro – Nova Friburgo/RJ)
Entrada: Gratuita | Classificação: Livre
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!