Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Friburgo registra segunda menor temperatura do país nesta quarta; frio é considerado 'atípico', diz Inmet

Temperaturas amenas, neste período do ano, não eram registradas desde 2014

Por Natalia Amorim
22/10/25 - 14:58
Friburgo registra segunda menor temperatura do país nesta quarta; frio é considerado 'atípico', diz Inmet Nova Friburgo enfrenta frio típico de inverno durante primavera | Foto: Jean Teixeira

O frio não tem dado trégua e o casaco continua sendo peça obrigatória no look do friburguense nos últimos dias.

A cidade serrana voltou a amanhecer gelada nesta quarta-feira, 22, dando a sensação de estar nos típicos dias de inverno, sendo que a primavera já chegou há exato um mês.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município registrou a segunda temperatura mais baixa do país, junto com o Pico do Couto, em Petrópolis, também na Região Serrana.

Ambas as cidades ficaram atrás apenas de Maria da Fé, cidade mineira.

O frio intenso e tardio, que vem sendo sentido ao longo desta semana, é considerado "atípico" e "não muito comum" para a segunda metade de outubro, de acordo com o instituto.

O Inmet ainda disse à reportagem que as massas de ar frio costumam provocar declínio acentuada das temperaturas somente até o início de outubro e deu detalhes:

O centro da alta pressão pós-frontal está sobre o oceano, nas imediações do litoral da Região Sul. Entretanto, a circulação dos ventos, transportando o ar frio e úmido atua no litoral do país do RS ao ES, mantendo muitas nuvens. Portanto, o que atua, neste momento, sobre o RJ, inclusive na Região Serrana, é a massa de ar frio que avançou após à passagem da frente fria. As nuvens sobre a faixa litorânea e mesmo na Região Serrana decorrem do transporte de umidade do oceano para o interior do continente.

Frio tardio na primavera

De acordo com informações do instituto, frio semelhante ao que tem sido sentido em meados de outubro ocorreu há 11 anos.

Não podemos afirmar que esta é a primavera mais fria, pois a estação só termina em dezembro. Mas não tínhamos um episódio de frio desta intensidade desde 2014.

No entanto, a boa notícia é que a massa de ar frio tende a se desintensificar lentamente no decorrer da semana e que as temperaturas devem se elevar gradualmente até o domingo.

Veja as temperaturas previstas para os próximos dias em Nova Friburgo:

  • 22/10 (quarta): mínima de 9 °C; máxima de 17 °C

  • 23/10 (quinta): mínima de 10 °C ; máxima de 19 °C

  • 24/10 (sexta): mínima de 11 °C ; máxima de 20 °C

  • 25/10 (sábado): mínima de 12 °C; máxima de 22 °C

  • 26/10 (domingo): mínima de 14 °C; máxima de 26 °C

Próxima semana terá nova mudança no tempo

A partir do fim de semana, as temperaturas devem ficar acima dos 20 °C em toda a Região Serrana, segundo o instituto.

'A cara de inverno' começa a desaparecer no sábado e domingo, quando as temperaturas voltam a níveis típicos da primavera.

O Inmet prevê a chegada de uma nova frente fria entre os dias 28 e 29 de outubro, que trará chuva para o Sudeste, inclusive para o estado do Rio.

Entretanto, o órgão destaca que a nova massa de ar frio não deve causar queda acentuada das temperaturas, como ocorreu nesta semana.

A massa de ar frio que virá na retaguarda desta frente fria, a princípio, não provocará declínio de temperatura como esta última.

E finalizou, dizendo:

A atmosfera é dinâmica, um ano nunca é igual a outro, trata-se da variabilidade climática interanual.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.