Polícia Federal e ICMBio deflagram operação contra pesca ilegal em Arraial do Cabo
Operação Mexilhão X visa combater crimes ambientais na Reserva Extrativista do município
A Polícia Federal (PF) deflagrou nessa quinta-feira, 21, a Operação Mexilhão X, voltada ao combate à pesca ilegal em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A ação é realizada em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
De acordo com a PF, o objetivo é combater crimes ambientais e atuar no ordenamento turístico da Reserva Extrativista Marinha de Arraial. Iniciada em 14 de novembro, a ação está prevista para ser concluída na próxima segunda-feira, 25.
As equipes estão monitorando embarcações industriais suspeitas de realizar atividades de pesca irregulares, utilizando ferramentas proibidas. Segundo a PF, essas práticas incluem a captura de espécies em período de defeso ou ameaçadas de extinção.
Policiais federais abordaram diversas embarcações, sendo algumas multadas ou notificadas pelo ICMBio | Foto: Divulgação/Polícia Federal
Durante a ação, os policiais federais abordaram diversas embarcações, algumas foram multadas ou notificadas pelo ICMBio por irregularidades em relação ao Plano de Manejo e ao Acordo de Gestão Ambiental vigentes.
Ao Portal Multiplix, a Polícia Federal informou nesta sexta-feira, 22, que ao todo nove embarcações foram apreendidas durante a operação.
Dentre elas, uma embarcação de pesca operava sem permissão do órgão competente, enquanto outras oito exploravam o turismo náutico dentro da unidade de conservação ou estavam em desacordo com as autorizações vigentes.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!