MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Chuvas provocam transtornos em Teresópolis, Bom Jardim e Nova Friburgo; veja balanço

Bonsucesso, distrito de Teresópolis, registrou 118,52 mm de chuva; dez pessoas ficaram desalojadas na cidade

Por Eliandra Bussinger
11/11/24 - 16:15

As chuvas do último fim de semana resultaram em uma série de transtornos na Região Serrana do Rio. Entre os municípios afetados estão Teresópolis, Bom Jardim e Nova Friburgo.

Veja a seguir o balanço das ocorrências registradas:

Bom Jardim

Na noite de sexta-feira, 8, a Defesa Civil de Bom Jardim alertou para dois deslizamentos na cidade.

O primeiro registro foi no bairro Alto de São José, onde um veículo foi soterrado em uma garagem e outro arrastado. A segunda ocorrência foi em São Miguel, na rua João Jacinto de Carvalho, onde um muro desabou, atingindo vários veículos.

O maior volume de chuva na cidade foi registrado no distrito de São José do Ribeirão, com 119,8 mm.

Segundo a instituição, não houve registros de vítimas, desalojados ou desabrigados. Além disso, os abrigos não foram abertos, nem as sirenes foram acionadas:

Estamos com nosso Plano de Contingência atualizado e toda equipe de sobreaviso para atuar nos eventos de anormalidades.

Chuva na sexta-feira, 8,  causou dois deslizamentos no municípioChuva na sexta-feira, 8, causou dois deslizamentos no município | Foto: Reprodução/Prefeitura de Bom Jardim

Teresópolis

De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil de Teresópolis, já na sexta-feira, o município registrou quatro ocorrências: um deslizamento, na rua Governador Roberto Silveira, em São Pedro; uma árvore com suposto risco, na rua Alfredo Rebello Filho, no Alto; outra árvore com suposto risco, na estrada Santa Rita, em Cruzeiro, no 2º Distrito; e alagamento, em Bonsucesso, no 3º Distrito.

O distrito de Bonsucesso, na zona rural da cidade, teve o maior registro de chuvas, com 118,32 mm.

Após as chuvas da noite de sexta, a prefeitura comunicou que iniciou a limpeza das ruas e vias de Teresópolis na manhã de sábado, 9, no interior do município, em Bonsucesso, para a desobstrução e manutenção das vias públicas.

Prefeitura iniciou a limpeza das ruas e vias de Teresópolis, especialmente no interior do município, em BonsucessoPrefeitura iniciou a limpeza das ruas e vias de Teresópolis, especialmente no interior do município, em Bonsucesso | Foto: Reprodução/Prefeitura de Teresópolis

No sábado, a prefeitura divulgou mais três casos: uma queda de árvore na estrada Teresópolis-Friburgo, em Vargem Grande; um deslizamento na rua Manoel Sebastião Canto, em Bonsucesso; e um deslizamento também na estrada Teresópolis-Friburgo, dessa vez na Serra de Vieira, no 3° Distrito.

Por conta dessas ocorrências, a Defesa Civil formalizou três termos de interdição cautelar.

Ainda no sábado, dez pessoas ficaram desalojadas, sendo quatro menores de idade. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, 19 adultos, oito crianças e quatro adolescentes precisaram de atendimento.

Assim como na sexta, Bonsucesso teve o maior índice pluviométrico em 24 horas no sábado. Dessa vez, o volume chegou a 118,52 mm, seguido por Serra do Capim, com 103,96 mm.

Na tarde de hoje, 11, o governo do estado informou que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) mobilizou, durante o fim de semana, duas escavadeiras hidráulicas, uma retroescavadeira, um bobcat, um caminhão pipa e três caminhões para as localidades do Rio Formiga e Rio Preto e para a região de Bonsucesso e vias próximas.

Segundo a nota, as equipes do Inea liberaram pontos de bloqueio nas vias de produtores rurais e removeram lama acumulada em pontos baixos.

A previsão é de que, nos próximos dias, o instituto siga atuando nas remoções de material de enchente descartado, na lavagem das vias onde já foram removidos volumes de lama e no desassoreamento dos pontos de gargalos do Rio Preto.

Nova Friburgo

Entre a noite de sexta-feira, 8, e a tarde de sábado, 9, a Defesa Civil de Nova Friburgo atendeu a um total de dez ocorrências decorrentes da chuva. Segundo a prefeitura, foram "todas de pequeno porte, sem vítimas ou maiores transtornos".

Entre as principais ocorrências, foram registrados quatro deslizamentos de barreira: na RJ-150, na Chácara do Paraíso; na rua Paulo Tarso, na Lagoa Seca; rua Mac Níven, no Centro; e na rua Fagundes Varela, também no Centro.

Deslizamento de barreira na  RJ-150, no bairro Chácara do ParaísoDeslizamento de barreira na RJ-150, no bairro Chácara do Paraíso | Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Friburgo

Além disso, houve três quedas de árvores, uma na rua Thomas Edson, no Vale dos Pinheiros; outra na rua Bangu, na Ponte da Saudade; e uma ainda na Peri Valentim, no Parque Dom João VI.

Para se preparar para o período de chuvas, o município informou que:

A Defesa Civil está em fase final de atualização do seu Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, que será apresentado em breve à sociedade friburguense.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.