MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Vacinação contra catapora é suspensa em Friburgo por falta de doses; Ministério da Saúde promete normalização dos estoques

Pediatra alerta para risco de surto da doença em creches e escolas

Por Kessia Coutinho
03/06/24 - 16:58
 Vacinação contra catapora é suspensa em Friburgo por falta de doses; Ministério da Saúde promete normalização dos estoques Vacina contra catapora está suspensa em várias cidades do país, inclusive em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Noah deveria ter tomado a primeira dose da vacina contra a varicela (catapora) com 1 ano e 3 meses de idade, mas até agora, com 1 ano e 9 meses, ele ainda não conseguiu.

A avó, Adriana Xavier, já procurou vários postos de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, e até agora nada:

Toda semana vou ao posto e não tem previsão de quando vai chegar. Eu estou preocupada, sou muito rígida com vacina e vai que começa um surto e meu neto sem a vacina.

E depois de tanta esperar, a resposta veio. Por meio de um comunicado nas redes sociais, a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que essa vacina está suspensa no município.

Segundo a publicação, a suspensão para o público de 1 ano e 3 meses (1 dose) e 4 anos (reforço), "se deve à falta de doses no estado do Rio de Janeiro".

A prefeitura informou que o problema ocorreu na produção internacional da vacina, o que acabou impactando as entregas para o Ministério da Saúde.

Já a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) informou que a última remessa recebida já foi enviada aos municípios:

A quantidade de vacina contra a varicela (catapora) enviada pelo Ministério da Saúde ao estado do Rio de Janeiro tem sido menor do que a demanda dos municípios por esse imunizante. Em 20 de março, a SES recebeu a última remessa contendo 10 mil doses, que foram integralmente distribuídas aos 92 municípios. A SES aguarda a entrega de uma nova remessa por parte do MS.

O Ministério da Saúde, por sua vez, confirmou a informação por meio de nota e deu um prazo para a retomada:

O laboratório responsável pela produção da vacina contra a varicela tem enfrentado problemas regulatórios e operacionais que afetaram a distribuição neste primeiro semestre, mas a distribuição será totalmente restabelecida no segundo semestre.

As bolhas surgem inicialmente na face, no tronco ou no couro cabeludo, se espalham e se transformam em pequenos carocinhos com líquido claroAs bolhas surgem inicialmente na face, no tronco ou no couro cabeludo, se espalham e se transformam em pequenos carocinhos com líquido claro | Foto: Banco de imagem

E a preocupação da Adriana não é à toa, a Catapora ou Varicela se manifesta com maior frequência em crianças, mas adultos também podem ser infectados, chegando em alguns casos até a forma grave da doença, como explica a pediatra, Yana Correia:

A varicela é uma doença viral altamente transmissível. Na infância, geralmente é autolimitada e sem gravidade. No entanto, para a população adulta e algumas crianças, pode ser grave. A vacinação diminui o contágio e, inclusive, protege adultos não vacinados que poderiam evoluir para formas graves.

A pediatra explica que as complicações podem ser muitas, mas as crianças imunocomprometidas têm uma chance maior de evoluir, inclusive com quadros neurológicos graves, além de pneumonia, hepatite e até mesmo a morte:

A mortalidade dessa população é 25 vezes maior do que em crianças saudáveis, já que o sistema imunológico delas não tem competência para combater o vírus sozinho. As complicações mais frequentes da varicela em crianças são lesões nos tecidos, secundárias a doença, como celulite, fascite necrosante e miosite. Em menor proporção, pode haver complicações neurológicas, como encefalite. Todas as complicações são mais frequentes em crianças não vacinadas.

Yana lembra que a falta dessa vacina pode ser um problema para a população:

A curto prazo, pensamos principalmente na proteção do indivíduo, ou seja, da criança que não vai contrair a doença ou, se contrair, será de forma branda. A longo prazo, pensamos também no indivíduo, que será um adulto já com proteção contra a doença, e na população como um todo, devido à imunidade de rebanho proporcionada pelas vacinas. Vale lembrar que a vacinação em massa das crianças protege toda a população. Sem a vacina, com mais pessoas doentes e com complicações, temos um número muito maior de hospitalizações, afetando diretamente a saúde pública.

A pediatra ainda reforça que a falta prolongada do imunizante pode causar surtos nas creches e escolas e alerta para os principais sinais de complicação da doença:

Lesões infectadas, com vermelhidão em volta e saída de pus são as principais complicações. Além disso, sinais neurológicos como prostração intensa, fala arrastada, irritabilidade, vômitos incoercíveis, cefaleia. Toda criança com varicela deve ser avaliada por um médico e, no caso de apresentar esses sintomas, deve ser levada imediatamente a unidades de emergência.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.