'Janeiro Branco': Nova Friburgo segue tendência nacional de aumento de casos de ansiedade
Brasil lidera ranking atual de países que tiveram maior número de pessoas com a doença no mundo
Em meio à correria dos dias atuais, manter o equilíbrio entre o corpo e a mente tem sido cada vez mais difícil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2019, o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtornos de ansiedade em todo o mundo.
Diante deste cenário, foi criada a campanha ‘Janeiro Branco’, uma iniciativa dedicada à construção de uma cultura mais saudável. O objetivo é chamar a atenção para as necessidades relacionadas à saúde mental no país.
A iniciativa visa também conscientizar a sociedade, assim como as autoridades governamentais e legislativas do mundo, não só no primeiro mês do ano, mas durante os 12 meses, a respeito da importância de promover estratégias e políticas públicas voltadas para o problema.
De acordo com especialistas, existem dezenas de doenças psicológicas que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Além da ansiedade, os distúrbios mais conhecidos são: depressão clínica, transtorno bipolar, anorexia nervosa, estresse pós-traumático, esquizofrenia e várias outras.
Para o psicólogo Leonardo Abrahão, criador da campanha, falta educação emocional e sentimental para os brasileiros. Além disso, a desigualdade social presente na sociedade brasileira é um dos fatores para o crescimento desse tipo de problema, ainda segundo ele.
Casos de ansiedade crescem em Friburgo
Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) é uma das unidades de apoio na cidade | Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo
Em Nova Friburgo, houve aumento nos transtornos de ansiedade com comorbidades e quadros depressivos nos últimos anos.
A gerente de Saúde Mental do município, Sandia Tozato, não informou os dados desse crescimento no município, mas afirma que a procura por atendimento é cada vez maior.
Ela explica ainda que muitos são os fatores para essa alta na cidade:
Por ser uma cidade fria, temos a tendência ao isolamento, e com outros acontecimentos trágicos como a tragédia de 2011 e a pandemia da Covid-19, os friburguenses apresentaram sintomas de ansiedade.
Sobre o tema educação emocional, a especialista afirma que o brasileiro precisa ser estimulado. “Experiências educacionais positivas são elementos importantes para o desenvolvimento de habilidades sociais, compreendendo melhor o controle das emoções”, destaca.
Ela acredita que campanhas como o ‘Janeiro Branco’ são importantes para buscar a conscientização de uma cultura atenta à prevenção e aos cuidados necessários com os transtornos psiquiátricos.
Tipos de transtornos de ansiedade
Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), existem quatro tipos de transtornos ligados à ansiedade. São eles: Transtorno de Pânico, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Transtorno de Ansiedade Social ou Fobia Social e o Transtorno de Ansiedade Generalizada.
- Transtorno de Pânico
Surge a partir de um 'ataque de pânico', com início repentino, que dura aproximadamente dez minutos.
- Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
No TOC, o indivíduo apresenta obsessões, pensamentos, imagens ou impulsos recorrentes e se sente obrigado a realizar comportamentos em resposta a essas obsessões.
- Transtorno de Ansiedade Social ou Fobia Social
É caracterizada pelo medo excessivo, ansiedade e desconforto da pessoa em ambientes onde existam interações sociais.
- Transtorno de Ansiedade Generalizada
A sensação de ansiedade oscila ao longo do tempo, mas não acontece em forma de 'ataque', de maneira mais aguda nem se relaciona com situações específicas.
Como qualquer outra doença, em caso de sintomas, é recomendado buscar ajuda profissional. A pessoa pode procurar uma unidade de saúde ou os centros de ajuda da saúde mental, como por exemplo, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Confira onde funcionam os CAPS em Nova Friburgo:
CAPS Infantil
Avenida Júlio Antônio Thurler, n° 431, Olaria
(22) 2526-4206
CAPS AD (Álcool e drogas)
Avenida Comte Bittencourt, n° 132, Centro
(22) 2519-2641
CAPS III
Rua Padra Sabóia de Medeiros, n° 24 B, Paissandu
(22) 2523-1370
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.