Grupo com oito baleias é visto no mar de Arraial do Cabo; especialista explica o comportamento
Animais flagrados nadando juntos são da espécie Megaptera novaeangliae, a famosa jubarte
Um grupo com oito baleias foi registrado no mar de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, nessa segunda-feira, 7. Os animais flagrados são da espécie Megaptera novaeangliae, a famosa jubarte, e passeavam pela costa cabista lado a lado.
Segundo a prefeitura, esse não é um passeio qualquer, trata-se de um "grupo competitivo", caracterizado pela disputa entre os machos pela posição de escolta da fêmea, que está em estágio de reprodução ou acompanhada de um filhote.
O governo cabista ainda explicou, em publicação nas redes sociais, que esses grupos podem variar de três a mais de dez indivíduos.
"A dinâmica nesses grupos é intensa e marcada por uma série de comportamentos vigorosos", escreveu o Executivo municipal.
Ao Portal Multiplix, a oceanógrafa e coordenadora da Fundação do Meio Ambiente, Pesca, Pesquisa, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer de Arraial do Cabo (Funtec Ambiental), Yaci Gallo Alvarez, corroborou a explicação da prefeitura e falou sobre a ocorrência:
O maior número de animais ocorre no mês de julho no município. Talvez o grande número de indivíduos indique um grupo competitivo, formado por vários machos na intensão de cortejar uma fêmea em período reprodutivo. Essa ocorrência é muito comum nesse período.
A administração municipal aproveitou o registro para disponibilizar o contato de um órgão ambiental e reforçar que "a natureza oferece o espetáculo, e o papel da população é assistir com respeito". Denúncias e informações devem ser feitas diretamente ao ICMBio pelo telefone (21) 97894-8465.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
O espetáculo das baleias-jubarte em Arraial do Cabo: temporada de avistamento vai de junho a agosto Temporada de avistamento de baleias: Multiplix embarca em passeio e encontra diversos animais marinhos em Arraial do Cabo
Temporada de baleias
De junho a agosto, baleias de várias espécies, principalmente a jubarte, aproveitam o mar cabista como rota migratória.
Estudos recentes apontam ainda que elas utilizam esse caminho para reprodução.
Segundo o projeto Baleia Jubarte, graças à localização geográfica privilegiada, Arraial é um dos principais pontos de avistamento de baleias no Brasil, já que é possível vê-las diretamente da costa, especialmente na Praia Grande.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!