Campanhas em Friburgo e Teresópolis arrecadam agasalhos, cobertores, toucas e mais itens para doações
Ação solidária busca ajudar população mais vulnerável durante o inverno

O frio intenso de inverno chegou com tudo e, pensando na população mais vulnerável, algumas instituições de Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, realizam as tradicionais campanhas de agasalhos, cobertores, toucas e outros itens.
Os interessados em fazer parte de uma corrente solidária podem escolher um dos pontos de arrecadação abaixo. Veja:
Nova Friburgo
Cáritas Diocesana
A Cáritas Diocesana de Nova Friburgo recebe meias, casacos, gorros, roubas infantis, cobertores e demais roupas de frio em sua sede, que fica na rua Pergentino José Saippa, nº 4.
Aos interessados, o ponto de arrecadação está localizado em uma casa verde, ao lado do posto de Detran da cidade, em Duas Pedras.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Entre 12h e 13h, a instituição é fechada para o almoço.
Instituto Friburgo Solidário
O Instituto Friburgo Solidário é outra instituição que realiza esse tipo de ação nesta época do ano.
São aceitos agasalhos, toalhas de banho, lençóis, cobertas, meias e todo material em bom estado que possa ser usado.
As pessoas podem doar todas as quartas-feiras, das 13h às 18h, na rua Andrade Neves, n° 94, no bairro Vilage.
Friburgo Shopping
Nos meses de junho e julho, o Friburgo Shopping também realiza sua Campanha do Agasalho.
Além de casacos, cobertores, toucas, luvas e outras roupas de frio podem ser entregues no estabelecimento, durante o horário de funcionamento.
O Friburgo Shopping está na praça Getúlio Vargas, n° 139, no Centro.
Teresópolis
Viação Dedo de Deus e 1° de Março
As empresas que operam no transporte público de Teresópolis, Viação Dedo de Deus e 1° de Março, estão na 15ª edição da campanha de agasalhos nos ônibus da cidade.
A ação segue até o dia 29 de agosto e as doações podem ser depositadas nas sacolas posicionadas na entrada dos ônibus, que se transformam em unidades móveis de coleta.
Segundo a Dedo de Deus, são arrecadados agasalhos, malhas, cobertores, blusas, meias, luvas, sapatos e outras peças em bom estado de conservação e limpeza.
Casa Lar Feliz recebeu a primeira entrega das arrecadações feitas pelas empresas de ônibus de Teresópolis neste ano | Foto: Reprodução/Viação Dedo de Deus
A campanha que teve início no final de maio já realizou duas entregas das doações. Uma ocorreu em 20 de junho, na Casa Lar Feliz, localizada no bairro Providência, que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade social.
A outra foi no último dia 27, no Lar Tia Anastácia, no bairro Rosário, voltada a atender crianças em situação de vulnerabilidade.
Nas duas ocasiões, as empresas informaram que entregaram mais de 200 peças de roupas e itens de inverno, entre agasalhos, cobertores, meias e calçados.
O Lar Tia Anastácia recebeu mais de 200 peças doadas | Foto: Reprodução/Viação Dedo de Deus
A organização também informa que além das doações feitas nos ônibus, os interessados também podem entregar as peças diretamente na garagem das empresas, localizada na rua Manoel José Lebrão, n° 1.520, no bairro Ermitage.
Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Teresópolis
Ainda em Teresópolis, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) realiza a Campanha do Agasalho 2025.
As doações podem ser feitas na sede do Creas, na rua Carmela Dutra, nº 812 , Agriões, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
A equipe do centro de referência indica que sejam doadas roupas de inverno, meias, cobertores e agasalhos em bom estado. A coordenadora do Creas explica ainda:
Reforçamos que toda doação é bem-vinda, mas é preciso que as doações estejam em bom estado, afinal o que já não pode ser usado, também não pode ser doado. Então contamos com o bom senso de todos e estamos de portas abertas.
De acordo com a Prefeitura de Teresópolis, a campanha visa atender as pessoas em situação de rua e também alguns usuários do equipamento, que por muitas vezes fazem parte da população socioeconomicamente vulnerável.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!