Último fim de semana de abril tem filme, palestra e teatro na Usina Cultural Energisa em Nova Friburgo
Projeto Usina Viva tem apresentado diversas atividades no espaço

O último fim de semana de abril terá diferentes atividades do projeto Usina Viva, na Usina Cultura Energisa de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.
A partir das 19h desta sexta-feira, 25, a combinação de cinema e reflexão crítica fará parte de um evento especial no espaço. O filme "A Rainha Diaba" (1974), dirigido por Antonio Carlos da Fontoura, será exibido, seguido por uma palestra do historiador e escritor Luiz Antonio Simas sobre memória popular.
O longa-metragem já foi selecionado para o Festival de Cannes, em 1974, e apresentado em cópia restaurada no Festival de Berlim de 2023. Ele apresenta a personagem Rainha Diaba, uma figura temida que lidera o crime organizado a partir dos fundos de um bordel.
O longa-metragem oferece uma crítica às exclusões sociais, aos jogos de poder e aos corpos que desafiam as normas. Esses temas dialogam com as reflexões de Simas.
A palestra de Luiz Antonio Simas busca levar o público a refletir sobre a importância de preservar a memória coletiva, destacando como histórias, tradições e saberes populares moldam a identidade humana e fortalecem os laços de pertencimento.
Os ingressos, gratuitos, podem ser retirados uma hora antes do início. A classificação é de 18 anos.
No sábado, 26, as atividades do projeto Usina Viva continuam com a apresentação do espetáculo "Flores de Maio", às 19h.
Espetáculo ressalta a importância de dar voz e visibilidade às mulheres | Foto: Divulgação/Max Santos Fotografia
Com texto de David Massena e direção de Bernardo Dugin e Adriana Xavier, a peça estrelada por Cil Corrêa aborda a violência contra a mulher, a desvalorização do feminino e as desigualdades de gênero.
A importância de dar voz e visibilidade às mulheres também é ressaltada em "Flores de Maio", que traz a história de Maria Eliana, de 65 anos, viúva e professora aposentada.
Ao Portal Multiplix, Cil Corrêa falou sobre o que o público pode esperar:
Maria Eliana perde o marido e muda para um apartamento menor e se desfaz de alguns objetos que ela trouxe durante a vida inteira. E através desse ‘desfazer’, ela vai contando a história dela. (...) É muito bonito! O público pode esperar rir e chorar o tempo inteiro.
A classificação é de 16 anos e os ingressos, gratuitos, também estarão disponíveis para retirada uma hora antes do espetáculo.
A Usina Cultural Energisa fica na praça Getúlio Vargas, nº 55, no centro da cidade.
Serviço
Filme "A Rainha Diaba" e palestra de Luiz Antonio Simas
- Local: Usina Cultural Energisa
- Data: 25 de abril (sexta-feira)
- Horário: 19h
- Classificação: 18 anos
- Ingressos: gratuitos, disponíveis para retirada 1h antes de cada atração.
"Flores de Maio"
- Local: Usina Cultural Energisa
- Data: 26 de abril (sábado)
- Horário: 19h
- Classificação: 16 anos
- Ingressos: gratuitos, disponíveis para retirada 1h antes de cada atração.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!