Cerca de 150 mil pessoas prestaram homenagem ao papa Francisco na Basílica de São Pedro; velório termina nesta sexta
Rito de fechamento do caixão do pontífice será um ato privado, segundo o Vaticano

Na manhã desta sexta-feira, 25, o Vaticano divulgou que cerca de 150 mil pessoas já passaram pela Basílica de São Pedro para prestar homenagens ao papa Francisco. O fechamento do caixão está marcado para a noite, no horário de Roma, em um ato privado.
Já no sábado, 26, a Missa das Exéquias está marcada para as 10h locais (5h no horário de Brasília), seguida do cortejo fúnebre que irá acompanhar o caixão da Basílica de São Pedro até a de Santa Maria Maior, onde o sepultamento será realizado de acordo com o pedido do próprio pontífice.
A presença de diversos chefes de Estado já foi confirmada pelo Vaticano. Entre eles está Javier Milei, presidente da Argentina, terra natal de Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio:
Uma comitiva brasileira também irá à celebração. Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estão confirmados ministros, parlamentares federais e os presidentes da Câmara dos Deputados, Supremo Tribunal Federal (STF), Senado e Congresso Nacional.
Pelas redes sociais, o Vaticano informou que a lista completa das delegações será divulgada à tarde e detalhou o protocolo de disposição dos lugares:
Durante a Missa das Exéquias, as autoridades serão dispostas conforme o protocolo: na primeira fila estarão os presidentes da Argentina — terra natal do Papa — e da Itália; em seguida, os membros da realeza e demais presidentes, segundo a ordem alfabética francesa.
Túmulo do papa Francisco
Túmulo do papa terá inscrição 'Franciscus', a seu pedido | Foto: Reprodução/Rede Social (Vatican News)
Com apenas a inscrição "Franciscus" e a reprodução da cruz peitoral do papa, o projeto do túmulo do pontífice foi divulgado nessa quinta-feira, 24.
O local onde ficará o caixão de Francisco foi feito com pedra ardósia de Lavagna, na Ligúria, terra dos avós do santo padre.
De acordo com o Vaticano, no domingo, 27, o lugar já poderá ser visitado pelos fiéis.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!