Carnaval 2026: Guto Intérprete retorna à Unidos da Saudade, em Nova Friburgo
Cantor também vai defender a Viradouro na Sapucaí e encarar dobradinha entre Rio e cidade serrana

Desde bem novo, já aos 9 anos de idade, o cantor de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, Guto Intérprete, faz história nos carros de som das escolas de samba.
Com uma longa trajetória no currículo, Guto retorna como intérprete oficial da Unidos da Saudade, conhecida como a Escola do Povo, no bairro Ypu.
Ele havia deixado a roxo e branco em 2019 e agora está de volta ao segundo maior desfile de escolas de samba do estado do Rio.
A primeira jornada do Guto como intérprete oficial da Unidos da Saudade começou em 2013 e, já naquele ano, ele foi campeão.
Foram quatro títulos no total. Os outros vieram em 2015, 2016 e 2017.
Para o Carnaval de 2026, Guto Intérprete já tem tudo organizado: vai dividir sua agenda em uma dobradinha entre Friburgo e o Rio de Janeiro.
Ele segue defendendo a Unidos do Viradouro, tradicional escola de Niterói, que desfilará na segunda-feira, 16 de fevereiro, na Sapucaí.
Um dia antes, no domingo, 15, o cantor estará na Alberto Braune, a grande passarela do samba em Nova Friburgo.
Guto Intérprete vai dividir a agenda entre Nova Friburgo e Rio durante Carnaval 2026 | Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Para ele, o momento é marcado por muita emoção e os motivos para isso são vários:
O primeiro deles é poder dar seguimento a uma história incrível que se deu na minha primeira passagem, de 2013 a 2018, onde conquistamos quatro títulos e construímos uma relação de quase simbiose. O segundo será poder dividir o microfone principal com meu irmão Jeffinho, que tem um talento enorme. Estou muito feliz com a recepção da Nação Roxo e Branco! A sensação é que nunca saí, de fato, da Escola do Povo.
Ele reconhece que estar presente nos desfiles das duas cidades não será uma tarefa fácil, mas está bem confiante de que será um sucesso.
Sobre a dobradinha com o Carnaval do Rio, a Viradouro desfila na segunda de Carnaval, possibilitando que eu pudesse realizar os dois desfiles. Vai ser um período bem puxado de ensaios e apresentações, mas é pra isso que me preparo o ano todo. Serão dois desfiles incríveis, disso não tenho dúvidas!
Um pouco da história de Guto
Guto iniciou sua trajetória no Carnaval de Nova Friburgo em 1996, na Escola de Samba Raio de Luar (Grupo A), onde fez base e se desenvolveu.
Como intérprete de apoio, já foi 13 vezes campeão do Carnaval, tanto em Friburgo quanto no Rio.
Na Unidos do Viradouro (Grupo Especial do Rio de Janeiro), onde trabalha atualmente ao lado do Intérprete Wander Pires, Guto participou de dois dos três títulos da escola (em 2020 e 2024).
Mais que intérprete, compositor
Além de ser experiente em cantar, sem perder o tom por horas nos desfiles de escolas de samba, Guto também já levou para avenida 30 sambas como compositor.
Defesas de Samba? São centenas. E, no grupo especial do Rio, defendeu sambas que foram levados para a avenida e se tornaram daqueles eternos: Grande Rio 2020 e Viradouro 2022.
O Carnaval de Nova Friburgo
O desfile das escolas de samba na cidade é considerado o segundo maior do estado do Rio de Janeiro.
Atualmente são oito agremiações, divididas em duas categorias: Grupo A, que desfila no sábado de Carnaval, e Especial, no domingo.
Mas não há acesso, nem decesso. A competição acontece entre as quatro escolas de samba de cada série.
Desfile da Unidos da Saudade no Carnaval 2025 | Foto: Reprodução/Pablo Machado
A avenida onde ocorrem os desfiles tem 600 metros e, em alguns anos, as escolas do Grupo Especial chegaram a ter mais de mil componentes.
As alegorias são imponentes, normalmente quatro desfilam.
Muito material usado nos carros alegóricos e fantasias é comprado das escolas de samba do Rio de Janeiro.
O julgamento dos desfiles é realizado nos mesmos moldes do Carnaval do Rio, seguindo praticamente todos os quesitos.
Além disso tudo, Nova Friburgo ainda é uma cidade que exporta talentos do Carnaval para a Marquês de Sapucaí.
Além de Guto Intérprete, que está na Viradouro atualmente, são vários os cantores que integram carros de som nos grupos Especial e Ouro, no Rio de Janeiro.
Muitos outros talentos friburguenses também deixam sua marca no Carnaval do Rio de Janeiro, como ritmistas, aderecistas, alegoristas e carnavalescos.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!