Nova Friburgo enfrenta madrugada gelada e é a segunda cidade mais fria do país nesta quarta-feira
Temperaturas mais baixas foram registradas em Salinas, Stucky e Caledônia; previsão é de dias gelados para Festival de Inverno

A madrugada desta quarta-feira, 9, trouxe um cenário digno de inverno rigoroso para Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.
Nas redes sociais, imagens captadas por moradores chamaram a atenção.
Registros feitos já nas primeiras horas do dia, em Salinas e Campo do Coelho, mostram placas de gelo formadas sobre o teto de carros que ficaram parados ao relento durante a última noite.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a localidade de Salinas registrou a segunda temperatura mais baixa do país, com 1,3 °C, ficando atrás apenas de Vacaria (RS), que marcou 0,8 °C.
O frio, no entanto, não se limitou a Salinas.
Estações meteorológicas do Instituto Friburgo Solidário apontaram temperaturas de 2,9 °C em Stucky e 4,2 °C no Pico da Caledônia, áreas também conhecidas pelo clima mais gelado.
Imagens cedidas ao Portal Multiplix pelo profissional que atua como transfer de turistas no Pico da Caledônia, Paulo Braga, mostram placas de gelo que se formaram em meio à vegetação.
Tudo branquinho. Os pontos que ficam atrás dos arbustos, na chegada do pico, ficaram congelados
, diz trecho do vídeo.
Previsão para os próximos dias
E o frio está longe de ir embora.
De acordo com o Inmet, a previsão para os próximos dias segue com temperaturas baixas.
Entre esta quarta, dia 9, e o domingo, 13, os termômetros devem oscilar entre mínimas de 8 °C e máximas de 20 °C a 21 °C.
A onda de frio chega justamente no início da alta temporada turística, marcada pelo tradicional Festival de Inverno, cuja programação tem início na sexta-feira, 11, e vai até o dia 27.
A expectativa é de que o clima típico da estação contribua para atrair visitantes à cidade serrana, famosa por suas baixas temperaturas nesta época do ano.
A reportagem aguarda informações do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau sobre a taxa de ocupação da rede hoteleira para este período.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!