Búzios tem coleta de lixo interrompida durante fim de semana de evento gastronômico
Prefeitura diz que empresa responsável encerrou serviço antes do prazo

O último fim de semana teve grande movimento turístico em Búzios, Região dos Lagos do Rio, mas também foi marcado pelo acúmulo de lixo nas ruas da cidade.
Sacos e amontoados de resíduos espalhados pelos pontos de coleta deram um contraste diferente do esperado para a última semana do Degusta Búzios, um dos eventos gastronômicos mais aguardados do município.
Na sexta-feira, 8, o serviço de limpeza teria sido interrompido pela Sellix Ambiental e Construções Ltda, responsável pela coleta e transporte de resíduos domiciliares e de serviços de saúde até a usina de recolhimento em São Pedro da Aldeia.
Em comunicado enviado à imprensa na tarde de sábado, 9, a prefeitura afirmou que a empresa "simplesmente decidiu abandonar suas atividades antes do prazo final" e anunciou que não renovaria o contrato.
O município também informou que pretende adotar um novo modelo contratual para reduzir custos.
O acordo da empresa, firmado originalmente em 2021 com a prefeitura e prorrogado em 2024, teve vigência até o dia 10 de agosto de 2025, domingo.
O valor firmado entre as partes foi de R$ 8.429.725,66, já com reajuste de 4,22%, para este último ano.
No entanto, até o fechamento da reportagem, o governo municipal não retornou os questionamentos enviados pelo Portal Multiplix sobre a previsão de uma nova licitação e também sobre a regularidade da prestação do serviço.
A reportagem também entrou em contato com a Sellix Ambiental e Construções Ltda e aguarda posicionamento da empresa.
Ação emergencial
Para conter o impacto das ruas tomadas por lixo no fim de semana, o prefeito Alexandre Martins (Republicanos) determinou que, às 6h da manhã de sábado, 9, a Secretaria de Serviços Públicos assumisse o serviço.
Segundo o município, foram mobilizados quatro caminhões, três máquinas, cinco picapes e toda a equipe da pasta.
A prefeitura informou que a limpeza do Centro foi concluída no mesmo dia e seguiu pelos bairros e vias principais.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!