Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dia D de vacinação contra gripe acontece neste sábado, 10, em várias cidades do Brasil

Nova Friburgo e Teresópolis aderem à campanha do Ministério da Saúde; veja onde se vacinar

Por Rômullo Espíndola
09/05/25 - 13:32
Dia D de vacinação contra gripe acontece neste sábado, 10, em várias cidades do Brasil Vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações | Foto: Rômullo Espíndola

O Ministério da Saúde vai realizar, neste sábado, 10, o Dia D de vacinação contra a gripe, uma grande mobilização para proteger a população antes do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios.

A meta é vacinar 90% do público-alvo: mais de 81,6 milhões de pessoas, incluindo crianças, idosos e gestantes.

A ação acontece de forma simultânea nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com atuação conjunta do governo federal, estados e municípios. Na Região Serrana do Rio, cidades como Nova Friburgo e Teresópolis aderiram à campanha.

Para reforçar a cobertura vacinal, o Ministério da Saúde informou que distribuiu mais de 51,3 milhões de doses da vacina contra a gripe para os estados e o Distrito Federal.

A estratégia do Dia D foi pactuada entre o governo federal e as secretarias estaduais e municipais de saúde, como forma de intensificar a vacinação e alcançar a meta da campanha.

A expectativa da campanha, que começou no dia 7 de abril, é vacinar mais de 32 milhões de idosos, 15 milhões de crianças e 1,6 milhão de gestantes, além de milhões de pessoas com comorbidades, profissionais da saúde, entre outros.

Aumento de casos de doenças respiratórias

O Ministério da Saúde anunciou um incentivo anual de R$ 100 milhões para reforçar o atendimento a crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no SUS, público que tem registrado aumento nas hospitalizações.

O cenário atual é marcado pela predominância do vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças pequenas e pelo crescimento das infecções por influenza e em idosos.

Segundo o boletim Infogripe da Fiocruz, divulgado em 30 de abril, foram notificados 45.228 casos de SRAG neste ano no Brasil, sendo 42,9% com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório.

Desse total, 38,4% foram causados por VSR, 27,9% por rinovírus, 20,7% por Covid-19, 11,2% por influenza A e 1,6% por influenza B, apontou o boletim.

Os dados mostram que o vírus sincicial respiratório (VSR) lidera os casos de SRAG. O aumento tem sido mais expressivo entre crianças de até dois anos. Já entre adultos e idosos, observa-se crescimento nas hospitalizações por influenza A.

A imunização é gratuita e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país. A vacinação é recomendada para mais de 20 grupos prioritários, com foco especial em:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

  • Gestantes e puérperas

  • Idosos com 60 anos ou mais

  • Trabalhadores da saúde e professores das escolas públicas e privadas

  • Trabalhadores dos Correios

  • Trabalhadores Portuários

  • Povos indígenas e quilombolas

  • Pessoas com comorbidades, outras condições especiais e deficiência permanente

  • Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo

  • Profissionais das Forças Armadas, segurança e salvamento

  • Pessoas em situação de rua

  • População privada de liberdade, adolescentes e jovens em medida socioeducativa e Funcionários do Sistemas Prisional

Nova Friburgo

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que as salas de vacinação de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 8h às 15h para atender os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

A vacinação será realizada nas seguintes UBSs: Tunney Kassuga (Olaria), Dr. Sylvio Henrique Braune (Suspiro), Waldyr Costa (Conselheiro Paulino), Ariosto Bento de Mello (Cordoeira) e José Copertino Nogueira (São Geraldo). A aplicação ocorrerá conforme a disponibilidade de doses.

A administração municipal reforçou que, para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, Cartão do SUS, Caderneta de Vacinação e comprovante de vínculo com o grupo prioritário.

Teresópolis

Seguindo a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis informou que todas as unidades de saúde estarão abertas e diversos pontos de vacinação serão espalhados pela cidade, garantindo que todos dentro do público-alvo possam se vacinar.

As Unidades Básicas Saúde funcionarão das 8h às 17h. Nove locais foram selecionados como pontos estratégicos para imunizar o maior número de pessoas possível durante o Dia D da vacinação em todo o país.

Os locais escolhidos são: a Calçada da Fama; Praça Baltazar da Silveira (Santa Teresa); Praça Nilo Peçanha (Ginda Bloch); Praça dos Expedicionários (Tiro de Guerra), Terminal Rodoviário, Feirarte (Feirinha do Alto), Feira do Parque Ermitage, Praça de Bonsucesso e a Unidade Móvel de Saúde em Mottas (em frente à escola Sizenando Adolpho Tayt-Sohn).

A unidade de Saúde Fazenda Alpina estará realizando vacina móvel em três locais: Arrieiro (9h às 10h, em frente à Igreja Restauração), Poço dos Peixes (11h às 12h, em frente a praça do bairro) e Santa Rita (14h às 15h, próximo a Casa de Oração.).

A vacinação também será oferecida no Teresópolis Shopping, no 1º piso, das 10h às 21h. A prefeitura destacou que, para se vacinar em qualquer um dos pontos, é necessário apresentar o CPF.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.