Desastres naturais e mudanças climáticas serão temas do 1º Encontro do Programa de Engajamento do G20 Regional em Teresópolis
Evento é gratuito e acontece nesta quinta-feira, dia 25, no Sesc Alpina
Nesta quinta-feira, 25, a cidade de Teresópolis vai sediar o 1º Encontro do Programa de Engajamento do G20 Regional, da Serra Fluminense. O evento será realizado a partir das 9h, no Sesc Alpina, na rua Cândido Portinari, nº 837, Golfe.
Com o tema 'Adaptação Climática e Resiliência nas Cidades Inteligentes', um grupo de trabalho debaterá políticas públicas para o enfrentamento de diversos desafios, como desastres naturais e mudanças climáticas direcionados aos municípios serranos.
A programação terá também discussões sobre gestão de resíduos sólidos, educação ambiental e sustentabilidade, além de mobilidade urbana.
O comitê será formado por Marie Ikemoto, subsecretária de Estado Mudanças Climáticas e Biodiversidade; Vicente Loureiro, arquiteto e urbanista, conselheiro da Agetransp e ex-presidente do Rio Metrópole; Jan Lomholdt, cônsul da Suécia; Leandro Su, da Associação Cultural Chinesa do Estado do RJ; e Rodrigo D' Eça, do Centro Intercultural Nova Jornada.
A abertura contará com a presença da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi, do diretor da Autoridade do Desenvolvimento Sustentável do RJ e ex-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Paulo Protásio, e do prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen.
O encontro é organizado pelo governo do estado e será gratuito. As inscrições podem ser feitas neste link.
Ainda nesta semana, o Rio de Janeiro faz jus à nomeação de capital do G20 (Grupo dos 20). Até sexta-feira, 26, haverá encontros entre autoridades da área econômica dos 19 países que formam o bloco, além de eventos com ministros de áreas sociais.
G20 Brasil 2024
O G20 (Grupo dos 20) é um fórum de cooperação econômica internacional criado em 1999, formado por 19 países, entre nações desenvolvidas e emergentes, e também pela União Europeia.
A presidência brasileira do G20 vai até a reunião de cúpula, que será realizada nos dias 18 e 19 de novembro, também no Rio de Janeiro, reunindo chefes de Estado e de governo dos países integrantes.
O grupo é composto pelos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além de dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia.
As reuniões do G20 são chamadas de cúpulas e têm frequência anual. As presidências dos países no G20 são rotativas e o Brasil assumiu este ano pela primeira vez o comando.
Inicialmente, o G20 concentrava-se principalmente em questões macroeconômicas gerais, mas expandiu sua agenda para incluir temas como comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção.
Os integrantes do grupo representam cerca de 85% da economia mundial, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população do planeta. A próxima presidência do grupo caberá à África do Sul.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!