Alerj homenageia cinco entidades culturais de Nova Friburgo com Diploma Heloneida Studart
Cerimônia foi realizada no Palácio Tiradentes e, ao todo, 100 instituições e agentes de cultura receberam a honraria
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), por meio da Comissão de Cultura, realizou na última terça-feira, 29, em sua sede no Palácio Tiradentes, a cerimônia para a entrega do Diploma Heloneida Studart de Cultura a 100 instituições e agentes que se destacaram na promoção cultural no estado.
Entre os homenageados estão cinco entidades em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio:
Laborative Dance Studio - estúdio de danças urbanas.
Coletivo ao Som do Meu Tambor - grupo artístico de manifestações da cultura brasileira, como: jongo, minero pau, coco, capoeira, entre outras.
Flinf - Feira Literária de Nova Friburgo.
Pifania da Mata - grupo de intervenção artística
Império das Negas - movimento de aquilombamento que cria rede de apoio para população negra em busca dos seus direitos, além de resgate da raiz afro-brasileira, em Nova Friburgo.
Durante a cerimônia, a presidente da Comissão de Cultura da Alerj, deputada Verônica Lima (PT), falou sobre a relevância da homenagem:
Heloneida foi uma jornalista, feminista, defensora dos direitos humanos, legisladora e ex-deputada estadual que aprovou dezenas de leis nesse parlamento para defender a cultura, os direitos humanos, as mulheres e os trabalhadores. Empunhar um prêmio da envergadura e do tamanho da Heloneida é algo que nos enche de orgulho e honra a cada fazedor e fazedora de cultura.
Para Maria Fernanda Macedo, produtora da Flinf que foi homenageada com o diploma, receber a homenagem é especial:
Receber o Diploma Heloneida Studart é uma honra por vários motivos: primeiro pelo próprio nome da homenagem, que carrega a história de luta cultural e política de uma das mais importantes feministas do país, depois porque demonstra a continuidade dessa luta pela direção da Comissão de Cultura da Alerj que se empenha em apoiar, legislar e proteger a atuação cultural no Estado após períodos tão prejudiciais (para dizer o mínimo) sobre a área.
Feira Literária de Nova Friburgo foi uma das homenageadas da noite | Foto: Reprodução/ Alerj(Julia Passos)
Ao Portal Multiplix, Maria Fernanda ainda destacou que "foi muito potente estar entre tantos nomes atuantes e das representações mais diversas na premiação, reconhecendo mutuamente a valorização e a resistência de quem insiste em atuar com cultura no país, especificamente no estado. Foi uma noite de muita força, renovação e alegria naquele parlamento".
A direção do Laborative Dance, formada por Douglas Felizardo, Fran Berriel e Tiago Ieker, expressou a gratidão pelo reconhecimento de seu trabalho:
Receber um prêmio desses é mais do que colher os frutos, é uma declaração de que mais alguém além da gente consegue ver o que estamos fazendo pela nossa população. Mais do que simplesmente ensinar a dançar, a gente compartilha toda uma visão de mundo com qualquer um que entra na 'casinha', como chamamos a sede do Laborative aqui na cidade. Propagar cultura é um pouco disso, permitir que novas pessoas usem novas lentes para enxergar o mundo à nossa volta.
Laborative Dance Studio foi um dos homenageados com o diploma | Foto: Reprodução/Alerj (Julia Passos)
Os responsáveis destacaram ainda que a proposta da instituição friburguense "é ser sempre um espaço de inclusão de cultura, com toda cultura conectada à dança".
Fabiano Oliveira, coordenador do Coletivo Ao Som do Meu Tambor, afirmou que recebeu a homenagem com "muita alegria e gratidão" e acrescentou:
Hoje, mais do que nunca, é fundamental fortalecer e dar visibilidade para os projetos e inciativas que promovem um trabalho de qualidade, de valorização e resgate da cultura. Para que mais pessoas possam conhecer e se reconhecer como parte da história do nosso país.
Coletivo ao Som do Meu Tambor foi uma das 100 instituições a receber o diploma na Alerj | Foto: Reprodução/Alerj (Julia Passos)
A Pifania da Mata foi outra entidade de Nova Friburgo que falou à reportagem sobre a importância de receber o Diploma Heloneida Studart:
Esse reconhecimento, além de fortalecer e trazer visibilidade pro nosso trabalho, promove e incentiva a cultura local, preservando a diversidade cultural da região, atraindo recursos e apoio, permitindo que a Pifania da Mata se mantenha desenvolvendo suas atividades e ampliando seu alcance.
Pifania da Mata, outra instituição de Nova Friburgo, foi homenageada | Foto: Reprodução/Alerj (Julia Passos)
A satisfação pelo reconhecimento também foi grande por parte da representante do Império das Negas, Michely Felicio:
Receber o prêmio Heloneida Studart é de grande importância por reconhecer e valorizar iniciativas que promovem a defesa dos direitos humanos, a justiça social e a igualdade. E ter o Império das Negas reconhecido por esse prêmio que destaca o trabalho de organizações que atuam em causas sociais, é muito satisfatório.
Império das Negas está entre as cinco instituições friburguenses a receber o diploma | Foto: Reprodução/Alerj (Julia Passos)
Quem foi Heloneida Studart
Em 2009, a Alerj aprovou a resolução 1.177/09, de autoria da então deputada Graça Matos (PMDB), que concede o Diploma Heloneida Studart em homenagem aos destaques da Cultura no estado do Rio.
A honraria é concedido anualmente pela Alerj aos destaques na música, teatro, televisão, cinema, literatura e dança.
A escolha dos destaques em cada uma destas manifestações é feita por uma comissão composta por dois membros da Mesa Diretora e dois membros da Comissão de Cultura.
Heloneida Studart era jornalista, escritora, autora teatral e, por cinco vezes, foi deputada estadual. Ela faleceu no dia 3 de dezembro de 2007, após ser submetida a uma cirurgia no coração.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!