Feriado prolongado deve ser com chuvas nas regiões Serrana e dos Lagos do Rio; veja o que diz meteorologista
Sol deve aparecer a partir de segunda-feira, 18, acompanhado de aumento de temperatura
As chuvas não devem dar trégua durante o feriado prolongado na Serra Fluminense e na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Nova Friburgo, Teresópolis, Cabo Frio e Búzios estão sob alerta amarelo, com perigo potencial de chuvas intensas entre 20 e 30 milímetros por hora e ventos fortes de 40 a 60 km/h.
O aviso meteorológico começou na manhã desta quinta-feira, 14, às 10h, e vai até sexta-feira, 15, também às 10h.
A meteorologista da Climatempo, Andrea Ramos, explicou ao Portal Multiplix que, com a aproximação da frente fria e a formação do corredor de umidade, Nova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana, têm previsão de muita chuva neste feriado da Proclamação da República e no sábado, 16.
Até vai aparecer um pouco de sol na sexta e no sábado, mas ainda assim é encoberto e com chuvas associadas e volumes significativos.
As cidades seguem a tendência de temperaturas em torno de 15ºC e 16ºC, com máxima de 21ºC. Um ligeiro aumento pode acontecer a partir de segunda-feira, 18, segundo a especialista.
Ainda de acordo com a meteorologista, a Região dos Lagos também tem previsão de chuva.
O aumento da nebulosidade deve começar nesta quinta-feira em Búzios, com chuvas a partir de sexta. A temperatura máxima deve ficar em torno de 27ºC e 28ºC, e a mínima de 21ºC.
No sábado também tem chuva, porém será fraca, e a partir domingo fica só com nuvens. O tempo abre na segunda-feira.
Já Cabo Frio tem a previsão de registrar mais chuva, segundo Andrea. A meteorologista explica que sexta-feira deve ter "chuvas significativas que podem vir com trovoadas":
No domingo o tempo abre, porém com nuvens. Vai ser aquele período com um pouco de sol, tempo fechado e chuvas fracas associadas.
Durante o fim de semana, a previsão é que a temperatura na cidade fique em torno de 24ºC e 26ºC de máxima, 21ºC e 22ºC de mínima.
Recomendações em caso de emergência
Em caso de emergência, obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (Sedec-RJ) orienta os moradores de áreas de risco a ficarem atentos aos alertas sonoros.
No caso de acionamento das sirenes, é necessário deslocar-se para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil de cada município.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!