Nova Friburgo tem operação integrada para coibir motos no 'rolezinho' de Natal
Polícia Militar, Guarda Municipal e Secretaria de Mobilidade intensificarão as ações entre a noite do dia 24 e a madrugada do dia 25 de dezembro
Grupo de motociclistas realizou manobras perigosas e perturbaram sossego público na madrugada do último Natal, em Friburgo
|
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, anunciou uma parceria com as forças de segurança do município e vai intensificar as ações de fiscalização entre a noite do dia 24 e a madrugada do dia 25 de dezembro, durante as celebrações de Natal.
A operação, denominada Natal de Ordem e Paz, tem como objetivo coibir a prática conhecida como "rolezinho de Natal", caracterizada pela circulação de grupos de motociclistas em aglomeração pelas vias da cidade, com a realização de manobras perigosas, como empinar motocicletas e promover acelerações excessivas.
Esses atos que colocam em risco a segurança viária e perturbam o sossego público.
Estarão envolvidos na iniciativa a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal (vinculada à Secretaria de Segurança e Ordem Pública) e a Secretaria de Mobilidade e Urbanismo (Semu).
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
A operação tem caráter preventivo e visa evitar situações que comprometam a segurança viária e o sossego da população durante as celebrações natalinas.
O monitoramento das vias será reforçado com o apoio do Programa Cidade Inteligente, que permitirá o acompanhamento em tempo real de possíveis deslocamentos irregulares de motocicletas.
As informações obtidas vão orientar as equipes em campo, possibilitando abordagens, fiscalizações e autuações, quando necessário.
As denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais:
190 (Polícia Militar)
153 (Guarda Municipal)
(22) 2525-9129 (Telefone para denúncias)
Essa prática, ao longo dos anos, tem sido registrada em diferentes cidades do país, reunindo dezenas de motociclistas em deslocamentos coletivos que desrespeitam as regras de trânsito e colocam pedestres e motoristas em risco.
No ano passado, moradores de diversos bairros de Nova Friburgo relataram, nas redes sociais, o descontentamento com o barulho intenso causado pelos escapamentos adulterados e som alto durante o trajeto realizado.
Veja o que diz o secretário de Segurança e Ordem Pública de Nova Friburgo, Eduardo Vaz Castelano, sobre a operação:
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






