Prefeitura de Nova Friburgo libera vacinação contra a gripe para o público geral
Crianças acima de 6 meses, adolescentes, adultos e idosos podem se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde

No início da tarde desta quarta-feira, 21, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, anunciou a liberação da vacina contra a gripe (influenza) para o público geral.
Com a ampliação, crianças acima de 6 meses, adolescentes, adultos e idosos podem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), das 8h às 16h30, enquanto durarem os estoques.
Os interessados devem apresentar o CPF, Cartão do SUS e Caderneta de Vacinação.
De acordo com o governo municipal, as salas com vacinas disponíveis estão nos seguintes locais:
- Policlínica Silvio Henrique Braune (Suspiro, no Centro)
- UBS Waldir Costa (Conselheiro Paulino)
- UBS Tunney Kassuga (Olaria)
- UBS Ariosto Bento de Mello (Cordoeira)
- UBS José Copertino Nogueira (São Geraldo)
De acordo com Secretaria de Saúde da cidade, 1.151 pessoas foram vacinadas em Friburgo em 10 de maio, quando foi realizado um Dia D em diversos lugares do Brasil.
A ação foi voltada ao grupo prioritário e, segundo a prefeitura, aumentou a cobertura vacinal desse público para 46% no município.
Alerta da Fiocruz
Na última quinta-feira, 15, a edição divulgada do Boletim InfoGripe da Fiocruz fez um alerta sobre a influenza A, que já se tornou a principal causa de mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em idosos.
Além disso, é uma das três principais razões de óbitos por SRAG entre as crianças. A atualização é referente à Semana Epidemiológica 19, período de 4 a 10 de maio.
Na análise, 15 dos 27 estados apresentam incidência de SRAG em nível de alerta, risco ou alto risco, com sinal de crescimento na tendência de longo prazo. São eles: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!