MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dia Mundial do Doador de Sangue: Hemocentro de Nova Friburgo precisa de doadores; saiba como fazer

Quem pratica essa boa ação não esconde a felicidade: "Um gesto que alegra muito o nosso coração e a nossa mente"

Por Kessia Coutinho
14/06/24 - 12:26
Dia Mundial do Doador de Sangue: Hemocentro de Friburgo precisa de doadores; saiba como fazer Data foi criada como forma de agradecer doações e incentivar a prática | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Nesta sexta-feira, 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004, e tem como objetivo agradecer aos doadores e incentivar mais pessoas a doarem sangue de forma voluntária.

A data celebra o nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as distintas diferenças entre os tipos sanguíneos, fundamentais para as transfusões seguras. Sua descoberta, reconhecida com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1930, revolucionou a medicina e salvou inúmeras vidas.

O Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, precisa da colaboração de todos.

Evaldo Ortega, biólogo supervisor da unidade, explica quantas doações são necessárias para manter o estoque:

O ideal para o serviço seria de 20 a 25 doadores por dia. Totalizando 400 a 500 doações por mês, mais ou menos, para gente conseguir atender toda a demanda, tanto do nosso hospital, quanto nas unidades de saúde do município, que é o Hospital Maternidade, Centro de Nefrologia, a UPA 24 horas, e os 13 municípios vinculados ao nosso serviço.

Uma doação de sangue pode salvar várias vidas Uma doação de sangue pode salvar várias vidas | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas, dependendo do quadro clínico do paciente e todo tipo sanguíneo é bem-vindo.

Para ser um doador de sangue é necessário estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg e ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis).

O doador não deve estar em jejum, basta evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação e estar descansado.

Evaldo explica quais são os documentos necessários e quantas vezes uma pessoa pode doar durante o ano:

No ato da doação, é necessário apresentar um documento oficial com foto, passar pelo cadastro, triagem e hidratação antes da doação propriamente dita. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo mínimo de dois meses, enquanto mulheres podem doar até três vezes ao ano, com um intervalo mínimo de três meses.

Doar sengue é rápido e indolorDoar sengue é rápido e indolor | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Hemocentro Regional de Nova Friburgo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no anexo do Hospital Municipal Raul Sertã, que fica na avenida Presidente Costa e Silva, 834, no Centro.

Para quem trabalha, mas deseja fazer a doação, a unidade disponibiliza atestado médico com base no inciso IV do artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que garante: "o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo de salário, por um dia, em cada 12 meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada".

Jeronimo Nunes é servidor público e um dos doadores do Hemocentro Regional de Nova Friburgo. Ele não esconde a alegria de doar sangue regularmente na unidade:

Eu sou doador de sangue há 42 anos, eu tive um estímulo dessas campanhas que sempre acontecem. Eu sempre tive a oportunidade de doar quatro vezes ao ano, até os 50 anos. Hoje, eu faço duas vezes por ano, principalmente nos períodos de festas, Carnaval e final do ano, onde acontecem mais acidentes e o banco de sangue precisa mesmo.

Jeronimo finaliza a entrevista enfatizando a importância de doar sangue:

Da minha parte é mesmo recomendar e pedir para as pessoas, que não tenham impedimento e estão dentro do limite da idade, que doem sem pensar. É um gesto que alegra muito o nosso coração e a nossa mente. Destaco também a alegria com que a gente é recebido pelos funcionários lá do banco de sangue, que cumprem essa tarefa com carinho e respeito com o doador. Eu recomendo muito que as pessoas doem, mesmo fora das campanhas.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.