Botafoguenses de Nova Friburgo viajam de carro até a Argentina para ver o clube na final da Libertadores
Grupo de torcedores chegou a Buenos Aires nesta sexta-feira, 29, e conta como está sendo viver essa aventura
Cinco torcedores de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, fanáticos pelo Botafogo, estão vivendo o sonho de acompanhar um dos momentos mais marcantes da história do clube: a final da Copa Libertadores da América de 2024.
O grupo partiu rumo à Argentina na última quarta-feira, 27, para assistir ao confronto que promete ser épico neste sábado, 30. A decisão vai acontecer no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires.
A viagem foi planejada meses antes, assim que o time se posicionou no campeonato como um dos favoritos para a final. É o que explica o jornalista Vinicius Gastin, um dos torcedores que está nessa viagem:
Quando o Botafogo foi avançando, principalmente depois do jogo contra o São Paulo, nas quartas de final, a gente já começou a cogitar a possibilidade de vir para a Argentina, né? Nós temos um amigo, o Luciano, que tem um Spin, já trabalha com viagens, e levantou a possibilidade de virmos de carro, uma vez que as passagens já estavam muito caras. Aí fechamos um grupo de amigos. Fizemos os cálculos e ficou bem mais barato do que vir de avião, embora seja muito mais distante, uma viagem muito mais longa.
Além de Gastin, o grupo é formado por Luciano Gomes, Felipe Monnerat, Vinícius Ramos e Mariana Schuabb.
Torcedores contam que o trajeto foi tranquilo, mas foi necessária muita paciência para suportar a longa jornada | Foto: Arquivo pessoal
Para o nutricionista Felipe Monnerat, em Friburgo tem muita torcida pelo clube e "sem dúvida é a mais animada". O torcedor apaixonado diz que ser botafoguense na cidade é uma experiência incrível:
Estou descobrindo ser botafoguense em Nova Friburgo agora, mas tem muita gente torcedora do Botafogo e os torcedores se identificam, se abraçam, se acolhem, formam grupos. Tem o bloco do botafogo, Botafogo da Serra, que sai todo o carnaval com mais de 400 botafoguenses. A turma se reúne em vários bairros na cidade, ultimamente até em escola.
Os torcedores contam que o trajeto foi tranquilo, mas foi necessária muita paciência para suportar a longa jornada. Uma parada em Santa Cantarina e depois no Uruguai foi feita para descanso.
Os fanáticos pelo Glorioso chegaram à Argentina nesta sexta-feira, 29, por volta de 12h.
Momento histórico para o clube
O Botafogo chega à final da Libertadores pela primeira vez na sua história, mas com bastante moral após vencer o Palmeiras por 3 a 1 na última quarta, 27, e conseguir recuperar a liderança do Campeonato Brasileiro, outro torneio que disputa o título.
Rodeados por incertezas e desconfianças, especialmente após a derrota para o mesmo Palmeiras no ano passado, em um jogo que venciam por 3 a 0 e sofreram a virada, resultando na perda do título, os jogadores demonstraram que superaram essa baixa e estão prontos para fazer história.
O confronto da final deste sábado, 30, será com o Atlético Mineiro. Os dois clubes já se enfrentaram em 84 partidas oficiais, com vantagem para o time carioca. São 36 vitórias do Glorioso, 21 empates e 27 triunfos do Galo, como é conhecida a equipe de Minas Gerais. O Botafogo também leva a melhor nos duelos de mata-mata contra o Atlético-MG: 8 a 4.
O alvinegro carioca superou o mineiro em seis dos últimos sete duelos eliminatórios. A história recente dessa rivalidade é bastante equilibrada, com cinco triunfos para o Botafogo, quatro para o Atlético-MG e um empate nos últimos dez confrontos.
A final da Copa Libertadores entre Atlético-MG e Botafogo acontece neste sábado, 30, às 17h (de Brasília).
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!