MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Resultados do Concurso Nacional Unificado são divulgados nesta terça-feira

Candidatos podem consultar desempenho individual e acessar listas de classificação

Por Rômullo Espíndola
Com informações do governo federal
04/02/25 - 16:54
Resultados do Concurso Nacional Unificado são divulgados nesta terça-feira Divulgação dos resultados ocorre em meio a impasse jurídico | Foto: Divulgação/Agência Brasil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Fundação Cesgranrio divulgaram, na manhã desta terça-feira, 4, os resultados do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como Enem dos Concursos.

As 6.640 vagas foram disputadas por quase 1 milhão de candidatos em vários municípios do país. No entanto, a publicação dos resultados ocorre em meio a um empasse jurídico.

Na semana passada, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Cesgranrio e ao MGI a suspensão da divulgação dos resultados finais do certame até que as reclamações de candidatos sobre o cumprimento de regras relativas às cotas raciais fossem resolvidas.

Segundo uma nota do MPF, "podem haver violações aos princípios constitucionais e legais que comprometem a lisura do concurso, a igualdade de tratamento entre os candidatos e o cumprimento da legislação que trata das cotas raciais”.

A investigação também identificou atraso na divulgação dos nomes dos avaliadores responsáveis pela heteroidentificação, prevista para 17 de outubro de 2024, mas divulgada apenas em 1º de novembro, véspera do procedimento.

O Portal Multiplix entrou em contato com o MGI na manhã desta terça-feira, 4, para saber quais medidas foram adotadas em relação aos questionamentos do MPF e aguarda resposta.

Resultados divulgados

Na plataforma do certame, os candidatos podem acessar seus resultados individuais e as listas de classificação.

Estarão disponíveis as seguintes informações: nota na prova objetiva, nota na prova discursiva, nota na avaliação de títulos, resultado de bancas (PCD, heteroidentificação, indígena) e nota final ponderada em cada cargo.

A plataforma também exibe a classificação por cargo, tanto para ampla concorrência (AC) quanto para as cotas (PCD, Pessoa Negra - PN e Pessoa Indígena - PI).

Será possível visualizar a situação no cargo, se aprovado em vagas imediatas (AC, PCD, PN ou PI); aprovado em lista de espera/cadastro reserva (AC, PCD, PN ou PI); convocado para curso de formação (para nove cargos dos blocos 1 a 7) e eliminado (segundo os respectivos itens do edital).

Cada candidato só aparecerá como aprovado em um cargo, com indicação se foi por ampla concorrência ou por cotas (PCD, Pessoa Negra - PN ou Pessoa Indígena - PI). Porém, ele poderá aparecer em diversas listas de espera dos cargos de sua maior preferência.

Para os cargos dos blocos de 1 a 7 (nível superior), os resultados são provisórios. A versão final será publicada em 28 de fevereiro, após a fase de convocação para os cursos de formação.

A primeira convocação para essas formações será em 4 e 5 de fevereiro, nos dias 11 e 12 vai ocorrer a segunda chamada, e em 18 e 19 ainda de fevereiro, haverá a terceira.

Nove cargos exigem curso de formação, e ao todo serão 21 listas de convocados, já que algumas vagas, como a de EPPGG, estão distribuídas em mais de um bloco.

Essas listas apresentarão nome, número de inscrição e cargo de cada candidato, além de instruções para confirmação da participação no curso de formação. Elas serão organizadas em ordem alfabética.

O MGI informou que, para garantir a transparência, os resultados do CNU, serão publicados no Diário Oficial da União (DOU) em oito editais: um com os resultados finais do bloco 8, de nível médio, e outros sete de convocação para os cursos de formação, blocos de 1 a 7.

As listas provisórias de classificados nos blocos de 1 a 7 não serão divulgadas no DOU. Apenas as listas definitivas, previstas para 28 de fevereiro, serão publicadas oficialmente.

Além das matérias sobre os resultados, também serão informados, na página oficial do concurso, os direcionamentos para todas as listagens que a Cesgranrio divulgará, bem como os links para os editais que serão publicados no DOU.

Caixa postal no Gov.br

A partir desta terça, 4, todos os usuários do Gov.br terão uma caixa postal individual dentro da plataforma. A ferramenta permitirá que o governo envie comunicados oficiais de forma personalizada, reduzindo riscos de fraudes.

O sistema será estreado com a convocação individualizada dos candidatos aprovados no CNU, tanto para os cargos de nível médio quanto para os de nível superior que exigem curso de formação.

A Cesgranrio também enviou, com início às 10h desta terça, email e mensagem por WhatsApp a todos os convocados para cursos de formação, nos blocos 1 a 7.

Sobre o CNU

O Concurso Nacional Unificado (CNU) é um modelo que consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todo país.

O objetivo, segundo o governo, é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas e aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.