Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Vacina de dose única contra a dengue estará disponível a partir de janeiro

Brasil ultrapassou marca de 1 milhão de casos da doença em 2025; Nova Friburgo registrou 193 neste ano

Por Natalia Amorim
Com informações da Agência Brasil
10/12/25 - 16:48
Vacina de dose única contra a dengue estará disponível a partir de janeiro Segundo o Ministério da Saúde, lote inicial deve estar disponível até o fim de janeiro de 2026 | Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou, na última terça-feira, 9, as diretrizes para o uso da nova vacina contra a dengue, o primeiro imunizante de dose única produzido integralmente no Brasil pelo Instituto Butantan.

As primeiras 1,3 milhão de doses já fabricadas serão destinadas aos profissionais da atenção primária, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e em visitas domiciliares, seguindo a recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento de Imunização (CTAI).

A previsão é de que o lote inicial esteja disponível até o fim de janeiro de 2026.

Com a ampliação da capacidade produtiva, o ministério pretende estender a vacinação ao público geral.

Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp

A campanha deverá começar pelos adultos de 59 anos e avançar gradualmente até atingir a faixa dos 15 anos.

A definição do público prioritário levou em conta critérios técnicos e o perfil epidemiológico do país, discutidos na reunião da CTAI, realizada no dia 1º de dezembro.

Eficácia

A vacina desenvolvida pelo Butantan demonstrou eficácia de 74,7% contra a dengue sintomática em pessoas de 12 a 59 anos e de 89% contra formas graves e com sinais de alarme, segundo estudos apresentados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que concedeu o registro ao imunizante na segunda-feira, 8.

O Sistema Único de Saúde (SUS) já oferece uma outra vacina contra a doença, fabricada por um laboratório japonês e aplicada em duas doses, destinada a adolescentes de 10 a 14 anos.

Desde 2024, quando o Brasil se tornou o primeiro país a incorporar o imunizante na rede pública, mais de 7,4 milhões de doses foram aplicadas.

Para 2026, o Ministério da Saúde prevê a chegada de 9 milhões de doses desse imunizante, com previsão de mais 9 milhões para 2027.

Cenário em Nova Friburgo

Em resposta aos questionamentos enviados ao Portal Multiplix, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo informou que o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) foi realizado entre os dias 4 e 7 de novembro de 2025.

A pesquisa abrangeu 61 localidades, com 4.878 imóveis vistoriados pelas equipes de endemias.

Segundo a pasta, foram coletadas, no total, 180 amostras, das quais 22 continham larvas de Aedes aegypti e 17 de Aedes albopictus.

Ambos os vetores registraram Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,4%, indicador dentro da faixa considerada satisfatória pelo Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com a secretaria, foram avaliadas 61 localidades, o que permitiu chegar à classificação de baixo risco para surtos ou epidemias de arboviroses na cidade.

Veja os detalhes da pesquisa:

  • 1 localidade apresentou índice compatível com alto risco

  • 12 localidades apresentaram médio risco

  • 4 localidades apresentaram baixo risco

  • 44 localidades não registraram presença do Aedes aegypti no momento do levantamento

A secretaria, no entanto, não informou quais são as localidades mencionadas.

O próximo LIRAa será realizado conforme o cronograma anual, que prevê quatro levantamentos ao longo do ano.

Os dados são do Sinan e estão sujeitos à revisão.

Quanto ao cenário epidemiológico, a Secretaria de Saúde disse que Nova Friburgo registrou 193 casos positivos de dengue em 2025, no período de janeiro a 22 de novembro.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.