Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Friburgo registra duas quedas de balão no fim de semana; uma delas deixou mais de 2.000 moradores sem luz

Testemunha relata "sensação de medo"; prática é considerada crime ambiental no Brasil

Por Natalia Amorim
07/07/25 - 13:26
Friburgo registra duas quedas de balão no fim de semana; uma delas deixou mais de 2.000 moradores sem luz Balão de grandes proporções cai no Cardinot e assusta moradores | Foto: Pedro Teixeira

Um balão de grandes proporções caiu, pouco depois de ser lançado, no Cardinot, localidade de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, no último domingo, 6.

O objeto atingiu parte da rede elétrica.

O incidente ocorreu próximo a uma casa de festas, parou o trânsito no local e deixou restos de fragmentos espalhados pela área.

Segundo testemunhas, o balão apresentava instabilidade ainda no ar e a bandeirola começou a se despedaçar durante o voo.

Logo depois, a estrutura perdeu altitude e caiu.

Pedro Teixeira é um dos moradores que presenciou a queda do balão e contou com exclusividade ao Portal Multiplix o que viu:

Eu estava na varanda quando vi que aquele balão começou a se enrolar, parecia que tinha pegado fogo. Depois, ele perdeu altitude e caiu. Tinha uma fumaça saindo de um objeto no chão — disseram que era a bucha do balão. Nunca tinha visto uma cena daquelas, deu uma sensação de medo e insegurança.

Em nota, a Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na cidade, disse que uma equipe já esteve no local e retirou o que ficou do balão na rede elétrica.

E ainda informou que atendeu mais uma ocorrência, também provocada por balões, no mesmo dia, na localidade, durante a madrugada.

Houve interrupção de energia para mais de 2.000 clientes, que foi normalizada de madrugada mesmo. A prática de balões deve ser autorizada pelos órgãos competentes, além de observar distância mínima de segurança da rede elétrica, para evitar acidentes como choques elétricos e incêndios.

A Prefeitura de Nova Friburgo, por sua vez, disse que a Defesa Civil não foi acionada para esta ocorrência e que a Subprefeitura de Campo do Coelho já retirou os restos do balão que haviam ficado na rua e próximo às árvores.

Prática recorrente

O morador ainda disse que a prática de soltar balões tem sido recorrente na localidade.

Semana passada vimos um à noite soltando fogos. Depois que os vídeos desse balão circularam, muita gente comentou que viu outros balões, inclusive, no mesmo dia em vários bairros. Teve relato de queda em Campo do Coelho também.

A reportagem também entrou em contato com o Corpo de Bombeiros para saber se outras ocorrências foram registradas no município, mas não houve retorno até a publicação.

Soltar balões é crime ambiental

A soltura de balões é proibida no Brasil e configurada como crime ambiental, conforme o artigo 42 da lei nº 9.605/98. A legislação veta a fabricação, venda, transporte e soltura de balões que possam provocar incêndios em áreas urbanas ou florestais. A pena pode variar de 1 a 3 anos de prisão, além de multa.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.