MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio enfrentam falta de energia elétrica quase dois dias após forte temporal

Moradores reclamam que estão há mais de 30 horas sem fornecimento de luz em diversos bairros

Por Rômullo Espíndola
18/12/24 - 14:54
Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio enfrentam falta de energia elétrica quase dois dias após forte temporal Uma força-tarefa composta por diversos órgãos atua nas cidades para atender às ocorrências e reduzir os impactos | Foto: Reprodução/Prefeitura de Arraial do Cabo

Os inúmeros transtornos causados pelo forte temporal que atingiu a Região dos Lagos do Rio no início da semana seguem assolando moradores nesta quarta-feira, 18. Em cidades como Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio há vários relatos de moradores sem energia elétrica.

Nos três municípios, muitos moradores reclamam que já estão há mais de 30 horas sem luz em suas casas e estabelecimentos. Desde a segunda, 16, uma força-tarefa composta por diversos órgãos atua nas cidades para atender às ocorrências e reduzir os impactos.

De acordo com Prefeitura de Arraial do Cabo, o governo está trabalhando para reparar os estragos causados pelos ventos que chegaram a quase 100 km/h. Além da falta de eletricidades, a ventania provocou quedas de árvores, destelhamentos e deixou bairros sem internet a cabo.

Em Figueira, parte do telhado da Escola Vera Felizardo foi danificada, e os reparos já começaram. Em Monte Alto, duas árvores caíram na rua Beira Mar, bloqueando a via. A primeira já foi retirada pela Defesa Civil, mas a segunda aguarda a Enel para ser removida com segurança, informou a prefeitura.

Quedas de árvores por causa da forte ventania resultaram em vários bairros sem eletricidadeQuedas de árvores por causa da forte ventania resultaram em vários bairros sem eletricidade | Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo

Na estrada principal de Pernambuca, uma outra árvore caiu e interditou parcialmente a passagem de moradores. A remoção do tronco foi realizada pela Secretaria do Ambiente. Já nos bairros Caiçara, Sabiá e Novo Arraial, a energia elétrica foi restabelecida apenas na tarde dessa terça-feira, 17.

A concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica está restabelecendo o serviço de forma gradual. O Procon municipal acompanha o processo e realizou, nessa terça, uma reunião com representantes da Enel e de outras cidades para cobrar agilidade na solução do problema.

A prefeitura informou que a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Defesa Civil do município, permanece em alerta e monitora as condições climáticas. A administração municipal mantém equipes de prontidão para atender a qualquer nova demanda emergencial.

Búzios e Cabo Frio

As duas cidades também enfrentam falta de energia. Na manhã desta quarta-feira, 18, moradores do bairro Guriri, em Cabo Frio, bloquearam a estrada principal em protesto contra o problema, que já dura mais de 36 horas na localidade.

Os participantes usaram pneus e galhos, dificultando a circulação de veículos. Além da ausência de eletricidade, os manifestantes reclamam que estão enfrentando dificuldades para realizar tarefas cotidianas.

Cabo Frio e Búzios tiveram protestos devido à falta de energia elétrica que dura mais de um diaCabo Frio e Búzios tiveram protestos devido à falta de energia elétrica que dura mais de um dia | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em Búzios, houve protesto semelhante no bairro Tucuns, na tarde dessa terça-feira, 17. Após mais de 24 horas de interrupção no fornecimento, a situação afetou diretamente o dia a dia dos moradores, intensificando a insatisfação com a lentidão no serviço de atendimento.

O Portal Multiplix fez contato com os governos dos dois municípios na manhã desta quarta, 18, para saber mais informações sobre as demais ocorrências causadas pelas fortes chuvas, mas ainda não obteve retorno.

O que diz a Enel

Em meio a inúmeras reclamações, a Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia nessas cidades, afirmou em nota enviada à reportagem que: "já restabeleceu o fornecimento de energia para 99,4% dos clientes afetados pelas fortes chuvas". A empresa disse ainda:

Nessas áreas, somente na segunda-feira foram registrados ventos entre 65 km/h e 85 km/h e mais de 2.350 raios – fenômeno recorrente no estado do Rio e que causa danos ao sistema. Para se ter uma ideia, entre janeiro e novembro deste ano, cerca de 145 mil raios atingiram redes da Enel Rio.

A distribuidora afirmou que acionou o seu plano de emergência e conta com reforço de equipes em campo para realizar os reparos necessários e restabelecer totalmente o serviço. "Em alguns casos, o trabalho dos técnicos é mais complexo, reconstruindo trechos da rede atingida", ressaltou a empresa.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.