Após vencer campeonato nacional de gastronomia, chef de Nova Friburgo inicia projeto no Espírito Santo
João Vieira vai abrir um restaurante de gastronomia brasileira contemporânea na cidade de Vila Velha

Poucos dias após se consagrar o melhor cozinheiro do país pelo Concurso Abrachefs 2025, o chef João Vieira, natural de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, inicia novos projetos para o futuro. O friburguense vai para Vila Velha, no Espírito Santo, onde abrirá um restaurante de gastronomia brasileira contemporânea.
No último sábado, dia 17, João, de 27 anos, conquistou a etapa nacional do Abrachefs 2025, considerado o mais prestigiado da gastronomia brasileira. A disputa reuniu chefs de todos os estados em Fortaleza, no Ceará. O profissional vai acumulando premiações nos últimos anos.
Nesta edição do Abrachefs, o prato de João foi inspirado nos biomas do Brasil e na reflexão sobre as queimadas, e com essa pegada de crítica social garantiu o primeiro lugar.
A vitória foi celebrada pelo friburguense com um texto publicado nas redes sociais:
O Brasil não precisa importar cultura de lugar nenhum. O que ele precisa é descobrir a sua. E foi isso que eu fiz. Descobri o nosso ouro. Porque o ouro está aqui. Está nas nossas terras, nas mãos dos nossos produtores, na força da nossa gente... Está no que somos. E nós, chefs de cozinha, temos uma missão. Uma responsabilidade. De transformar esse ouro em memória, em orgulho, em identidade. De dar voz ao Brasil que se come, se sente, se vive.
Prato feito no evento foi inspirado nos biomas do Brasil e na reflexão sobre as queimadas | Foto: Arquivo Pessoal
Ao Portal Multiplix, João falou sobre a importância de vencer esse prêmio e fez projeções para o futuro: "Eu vejo como um reflexo do que a gente vem plantando há muito tempo. Ajuda muito a gente a visualizar aquilo que temos construído e estamos no lugar certo".
O chef friburguense disse que está de mudança para o Espírito Santo, onde irá chefiar um projeto em Vila Velha. Ele conta que uma das propostas é trabalhar com frutos do mar e pescados na parrilha, trazendo uma identidade de cozinha brasileira com uma mistura italiana:
Vai ser um projeto que pode revolucionar o mercado de Vila Velha. Eu adoro desafios e mudanças. Vou ter carta branca para desenvolver o cardápio e pretendo aproveitar ao máximo os ingredientes brasileiros. Dar valor ao que é nosso, a nossa cultura.
Acumulando premiações, João foi o vencedor da edição estadual em dezembro de 2024, realizada em um hotel em Copacabana, na capital. Em 2022, João também foi campeão do Prêmio Dólmã, premiação máxima da gastronomia nacional, considerado o "Oscar" da culinária brasileira.
Sobre o chef friburguense
Iniciou sua carreira aos 15 anos, formou-se em gastronomia pelo Senac Águas de São Pedro, no interior de São Paulo, faculdade de referência para a área no país.
É pós-graduado em segurança e controle alimentar no Basque Culinary Center, na Espanha.
Trabalhou com renomados chefes nacionais e teve como mentores Alex Atala, do restaurante Dom, em São Paulo, e o Pedro Subijana, do restaurante Akelarre, na Espanha.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!