Funcionários da Defesa Civil de Cordeiro são presos por sedar e abandonar cachorros na área rural
Grupo foi flagrado na manhã desta quarta-feira, 27, no momento em que deixavam os animais, segundo a polícia

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que na manhã desta quarta-feira, 27, prendeu seis funcionários da Defesa Civil de Cordeiro, na Região Serrana, envolvidos em um abando de oito cachorros, que estariam sedados, na área rural da cidade.
Durante a ação, coordenada pela 154ª Delegacia de Polícia (DP), as pessoas foram flagradas uniformizadas com coletes e usando uma viatura oficial.
De acordo com os agentes, a unidade já investigava a morte de animais encontrados na cidade.
Ação ocorreu na manhã dessa quarta-feira, 27, em Cordeiro | Fotos: Reprodução/Rede Social
A polícia relata que, após alguns trabalhos, chegaram ao grupo enquanto os cachorros eram colocados dentro da viatura, "com o objetivo de os levarem para serem abandonados".
Na abordagem, foram encontrados seringas e frascos de sedativos, bem como os oito animais que foram resgatados e encaminhados para atendimento veterinário, segundo a corporação.
A Polícia Civil ainda explicou como o grupo agia:
A investigação mostra que os criminosos pegavam os animais, os sedavam e abandonavam para morrer. (...) O grupo foi autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos.
Além disso, a polícia confirma a continuação das investigações "para apurar possíveis outros casos".
O Portal Multiplix solicitou um posicionamento sobre o caso à Prefeitura de Cordeiro, que, na noite dessa quarta, respondeu com uma nota.
O governo municipal informa que "está ciente dos fatos" e completa:
Foi instaurado um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), conforme previsto na lei nº 9.784/99, com o objetivo de apurar responsabilidades e adotar, se necessário, as penalidades cabíveis. (...) A Administração reforça que todas as medidas necessárias serão tomadas dentro da legalidade, sempre pautadas na ética e no compromisso com o bem-estar coletivo.
Confira a nota na íntegra:
"A Prefeitura de Cordeiro informa que está ciente dos fatos envolvendo servidores municipais e repudia veementemente qualquer ato de maus-tratos a animais.
Foi instaurado um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), conforme previsto na Lei nº 9.784/99, com o objetivo de apurar responsabilidades e adotar, se necessário, as penalidades cabíveis. No decorrer do processo, será garantido o contraditório e a ampla defesa, assegurando que todos os procedimentos legais sejam rigorosamente respeitados e devidamente apurados.
A Administração reforça que todas as medidas necessárias serão tomadas dentro da legalidade, sempre pautadas na ética e no compromisso com o bem-estar coletivo.
Os animais envolvidos estão recebendo acompanhamento de um médico veterinário responsável, garantindo os cuidados adequados.
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais por meio dos canais oficiais de atendimento da Prefeitura."
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!