Educação e Defesa Civil de Nova Friburgo lançam projeto Defensor Mirim
Iniciativa visa capacitar alunos da rede municipal para prevenção de riscos, primeiros socorros e cuidados com o meio ambiente

A cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, passou a contar, nesta semana, com o projeto Defesa Civil nas Escolas – Defensor Mirim.
A iniciativa foi lançada pela prefeitura, no Auditório da Secretaria de Educação, e pretende capacitar alunos da rede municipal em temas relacionados à prevenção de riscos, primeiros socorros e cuidados com o meio ambiente.
O projeto é fruto de uma parceria entre as secretarias de Educação e de Proteção e Defesa Civil, com apoio da concessionária Águas de Nova Friburgo.
Ele será direcionado aos estudantes do terceiro bloco do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) e tem como objetivo sensibilizar as crianças sobre a importância da prevenção em situações de emergência.
A proposta é formar pequenos multiplicadores de conhecimento, que possam compartilhar o que aprenderam com suas famílias e comunidades, contribuindo para a construção de uma cultura de segurança e resiliência.
Durante as atividades, os estudantes receberão orientações teóricas e práticas sobre temas como desastres naturais, primeiros socorros, evacuação segura, mudanças climáticas e ações preventivas no dia a dia.
As aulas serão ministradas por professoras da rede municipal, com a participação da Defesa Civil em temas como percepção de risco e primeiros socorros.
Lançamento do projeto foi realizado na última segunda-feira, 15, no Auditório da Secretaria de Educação | Foto: Divulgação/PMNF (Secom)
Além de promover o conhecimento, o projeto Defensor Mirim busca fortalecer a cidadania e o senso de responsabilidade social das crianças, preparando-as desde cedo para atuarem de forma consciente diante de situações adversas.
De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, após a avaliação da primeira etapa, o programa poderá ser ampliado para outras escolas do município.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!