Semana Sebastião Lan começa nesta quinta-feira, em Cabo Frio, com programação extensa
Tradicional evento homenageia a história de Lan, que lutou pelos direitos dos trabalhadores rurais na cidade

A Câmara Municipal de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, sedia nesta quinta-feira, 24, a abertura da Semana Sebastião Lan, com uma programação especial que inclui exposição fotográfica, exibição de filme e homenagem ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
A abertura oficial ocorre às 16h, no plenário da Câmara, com a realização de uma sessão solene em homenagem à memória de Sebastião Lan, agricultor, líder sindical e defensor histórico dos direitos dos trabalhadores rurais.
Na ocasião, será entregue uma Moção de Aplausos ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cabo Frio, em reconhecimento à sua atuação em prol da categoria, conforme divulgou a Câmara de Vereadores.
Durante a sessão, também será exibido o filme "Lan – 10 anos", dirigido por Milton Alencar Júnior, que retrata a trajetória, o legado e a influência de Sebastião Lan na luta pelos direitos do campo.
A solenidade marca ainda a inauguração da exposição fotográfica "Sebastião Lan", no Corredor Cultural da Câmara, reunindo imagens que ilustram a vida e a militância do líder sindical, destacando sua importância para o movimento rural no município.
A iniciativa tem curadoria do vereador Milton Alencar Júnior, com apoio da Superintendência de Cultura da Casa Legislativa.
O parlamentar destacou a importância de eternizar a figura de Lan na cidade:
Sebastião Lan foi um guerreiro pela luta agrária em Cabo Frio. Os registros históricos de sua trajetória devem ser conhecidos pelo povo cabo-friense. Além disso, temos que reconhecer o trabalho dos agricultores e produtores rurais que, ainda hoje, lutam pela valorização da produção rural de Cabo Frio.
A Semana Sebastião Lan é promovida pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio das secretarias de Cultura e Agricultura e Pesca, em parceria com a Câmara Municipal e o Sindicato de Trabalhadores Rurais.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Conheça a história de Sebastião Lan, homem que lutou pelos direitos do trabalhador rural em Cabo Frio Jazz São Benedito Festival agita Cabo Frio a partir desta quinta-feira; confira a programação completa
Sobre Sebastião Lan
Sebastião Lan chegou à cidade em 1968 e iniciou a luta pela regularização fundiária no bairro Campos Novos, local que passava por sérios conflitos entre grileiros e lavradores.
Ele organizou a reabertura do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que havia sido fechado pelos militares, e se tornou presidente do movimento.
Lan sofreu um atentado na rodovia Amaral Peixoto, em junho de 1988, levou seis tiros e morreu cinco dias depois, aos 46 anos.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!