MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Primeira semana da primavera tem onda de calor com alerta de 'grande perigo' para o RJ

Estação marca a transição do inverno mais seco para o verão mais chuvoso; fenômeno La Niña pode surgir a partir do fim do ano

Por Kessia Coutinho
26/09/24 - 16:54
Primeira semana da primavera tem onda de calor com alerta de 'grande perigo' para o RJ Primavera segue até dia 21 de dezembro deste ano | Foto: Alisson Dutra

A primeira semana da primavera está sendo marcada por uma onda de calor que levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir um alerta de 'grande perigo', com risco à saúde.

Em todo o estado do Rio de Janeiro, a temperatura ficará 5ºC acima da média por mais de 5 dias. Outro alerta, sobre baixa umidade, também foi divulgado pelo Inmet e vale até esta sexta-feira, 27.

Com "perigo potencial", a umidade nesta quinta-feira, 26, estava prevista para ficar entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais e para a saúde.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também enviou um alerta para o estado sobre a atuação de um sistema de alta pressão sobre a Região Sudeste, que deixará o tempo estável no Rio de Janeiro:

Para os próximos dias teremos uma sequência de dias ensolarados e temperaturas elevadas, onde as máximas podem se aproximar dos 40°C.

O alerta do Cemaden é valido até às 18h desta sexta-feira, 27.

Lucio Silva de Souza, professor de Meteorologia e Climatologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), explicou que no sábado, 28, essa onda de calor já não deve ser tão intensa:

No sábado, a gente deve ter a passagem de algum sistema pelo oceano que não vai diminuir o calor, mas vai dar uma aliviada. Agora, realmente, a gente está com pouca chuva com um bloqueio atmosférico, que é uma condição típica de inverno. Seca o solo, seca as plantas e os riscos de incêndio são maiores. Mas a primavera traz uma maior probabilidade desses eventos de pancadas de chuva voltarem a ocorrer.

O meteorologista lembra que, durante a primavera, poderemos ter outras ondas de calor, mas que a questão da umidade pode melhorar:

Podemos ter, só que essa é uma condição de previsão do tempo, então hoje eu não posso falar que vai ter duas, três, quatro, cinco ou nenhuma onda de calor. Mas sim, pode ter, sim, onda de calor como em qualquer estação do ano, mas a tendência é que com o final da primavera volte a ter regularidade de chuvas e mude essa secura com certeza.

Bougainvilles na Via Expressa, em Nova Friburgo, já estão floridosBougainvilles na Via Expressa, em Nova Friburgo, já estão floridos | Foto: Alisson Dutra

O professor ainda explicou que a primavera marca a passagem do inverno mais seco para o verão mais chuvoso:

A primavera, não só na Região dos Lagos, como na Região Serrana e em todo o estado do Rio de Janeiro, marca a transição do inverno mais seco para o verão mais chuvoso. Então, ela é uma estação de transição. Para ambas as regiões, claro, respeitando as peculiaridades de cada uma, a gente espera que gradativamente as chuvas voltem a aparecer. É claro que a Região dos Lagos chove bem menos do que a Serrana. Então, por exemplo, os temporais da Região Serrana já podem aparecer na primavera, mais para o final, porque o começo traz mais a secura, característica do inverno.

Lucio explica que, neste primeiro momento, não haverá influência de nenhum fenômeno, mas que no fim da primavera algum pode surgir:

A gente está com neutralidade no Pacífico, o dipolo do Atlântico também não está pronto e o que tem é previsão de formação da La Niña a partir do final do ano. Então o final da primavera pode ter alguma coisa.

A primavera começou no último domingo, 22, às 9h44, e segue até o dia 21 de dezembro deste ano.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.