Novo nome do Planetário de Friburgo homenageia o professor Reinaldo Ivanicska; grupo trabalha na revitalização do espaço
Expectativa do Clube de Astronomia da cidade é poder retornar com as observações ainda em setembro

No último dia 7 de agosto, foi publicada em Diário Oficial a sanção da lei municipal n° 5.098 que nomeia o Planetário de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, como Planetário Reinaldo Kiss Ivanicska Junior.
O texto é de autoria do vereador Cláudio Damião (PT), que falou ao Portal Multiplix sobre a homenagem prestada:
O professor Reinaldo Kiss Ivanicska Junior trabalhou com dedicação e amor, a despeito das dificuldades, para manter em funcionamento o planetário ao longo de anos. Reinaldo era professor da rede pública municipal e estadual na área de ciências exatas. Além disso, era um apaixonado por astronomia, dedicando boa parte do seu tempo em cuidar e promover o Planetário de Nova Friburgo.
Responsável durante muitos anos pelo planetário friburguense, Reinaldo Ivanicska morreu no dia 18 de março de 2024, após uma batalha contra um câncer, descoberto em 2023.
Reinaldo Ivanicska em entrevista ao Portal Multiplix em 2019 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Para o Clube de Astronomia de Nova Friburgo (Canf), "essa é uma homenagem mais do que justa":
O professor Reinaldo Ivanicska dedicou anos de sua vida ao planetário, recebendo escolas, formando gerações de curiosos pela ciência e transformando o espaço em um verdadeiro ponto de encontro para a divulgação científica. Dar seu nome ao planetário é reconhecer oficialmente essa contribuição e manter viva a memória de quem trabalhou com tanta paixão e comprometimento.
No momento, porém, o espaço, que fica na Via Expressa, em Olaria, encontra-se fechado ao público.
Esse cenário também foi retratado em uma matéria do Portal Multiplix, em novembro de 2024.
Planetário fica em Olaria e continua fechado ao público | Foto: Jean Teixeira
O diretor do Canf, Alison Mineiro Martins, afirmou à reportagem que o clube está participando, junto à Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, do grupo de trabalho no projeto de revitalização do espaço.
No último ano, o Executivo friburguense chegou a relatar que esse trabalho estava sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. Porém, na semana passada, a prefeitura confirmou a nossa equipe a mudança na gerência.
De acordo com o governo municipal, essa alteração "visa otimizar os recursos e o planejamento para a reabertura do Planetário Reinaldo Kiss Ivanicska Junior".
Alison Mineiro ainda contou como o Clube de Astronomia tem acompanhado a situação:
Estamos acompanhando de perto o andamento das ações e colaborando com sugestões técnicas e de programação. Sabemos que há as burocracias de costume, mas o diálogo com a prefeitura tem sido constante e construtivo. Nosso objetivo é garantir que, quando o planetário reabrir, esteja pronto para receber o público com uma programação de qualidade e uma infraestrutura adequada.
Ao Portal Multiplix, o governo municipal confirmou a existência do grupo de trabalho dedicado "exclusivamente a este projeto".
No entanto, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico não informa uma data exata para reabertura do planetário:
O objetivo principal dessa equipe é acelerar ao máximo o processo para que o planetário possa atender ao público novamente o mais breve possível, honrando assim o nome que lhe foi concedido.
Já o diretor do Clube de Astronomia de Nova Friburgo tem uma expectativa para o retorno das atividades no local:
Acreditamos que, já em setembro, poderemos retomar as observações abertas ao público. As demais atividades, como cursos e palestras, ainda dependem da reabertura do planetário, mas nosso calendário de observações está preparado e garantido até o final do ano, para que a população possa continuar explorando e apreciando o céu de Nova Friburgo.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!