Nova Friburgo registra 580 acidentes de trânsito em nove meses; em setembro foram mais de dois por dia
Prefeito Johnny Maycon (PL) reconhece que Smomu "precisa melhorar" e aponta as possíveis soluções para reduzir ocorrências
Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, novamente registra números altos de acidentes de trânsito. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), somente no último mês de setembro, foram 66 ocorrências, o que corresponde a mais de dois acidentes por dia.
A corporação informou ao Portal Multiplix que no último trimestre, de julho a setembro foram 199 registros, se forem somados a primeira semana de outubro, esse número sobe para 210. Até o momento, em 2024, foram 591 chamados atendidos pelo Corpo de Bombeiros no trânsito de Nova Friburgo.
Veja o comparativo dos dados de acidentes de trânsito neste trimestre em relação ao mesmo período de 2023, segundo o CBMERJ:
2023
Julho - 73
Agosto - 63
Setembro - 56
De 1º a 7 de outubro – 11
2024
Julho - 62
Agosto - 71
Setembro - 66
De 1º a 7 de outubro – 11
NOTÍCIA RELACIONADA:
Com mais de 70 casos, junho tem maior índice de acidentes de trânsito no 1º semestre em Nova FriburgoO Portal Multiplix questionou, novamente, a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) para esclarecer quais fatores contribuem para o número elevado de acidentes e quais ações efetivas a pasta tem adotado para reduzir esses índices.
Por meio de nota, a secretaria informou:
A Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana vai fazer um ofício ao Comando do CBMERJ para solicitar mais informações e, quando recebermos os dados necessários, encaminharemos as suas respostas.
Já em entrevista à TV Multiplix, o prefeito Johnny Maycon (PL) admitiu que a Smomu "precisa melhorar" e se mostrou preocupado com os acidentes na cidade.
Evidentemente que precisamos melhorar muito em relação à Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana. No ano que vem, pretendo protocolar o pedido de reforma administrativa e, consequentemente, a realização de concurso público com chamamento de servidores da área de trafegabilidade. Esse conjunto de ações fará com que a cidade melhore esses índices, que têm sido bastantes ruins.
O prefeito também destacou outros fatores importantes que envolvem a questão:
Quando temos esse número tão significativo de acidentes no trânsito, há impactos na saúde pública municipal. As cirurgias emergenciais diminuem a capacidade de realização das cirurgias eletivas, assim como aumenta a demanda de ocupação de leitos no Hospital Raul Sertã.
Johnny falou sobre os planos futuros e apontou as soluções para amenizar o problema:
Pretendo fazer uma gestão cada vez mais profissional, de modo que se consiga monitorar esses números [de acidentes] e estabelecer metas internamente para que possa ter planejamento e reduzir acidentes. Para que possamos ter um trânsito mais seguro, com fluidez, mais célere, e de modo que seja melhor para todos.
O prefeito reeleito também reconheceu as responsabilidades do poder público e da sociedade na solução desse problema, que afeta a todos.
Nós, enquanto agentes públicos, temos o dever e a obrigação de garantir vias em melhores estados de conservação, boa sinalização semafórica, além de que a sociedade cumpra o seu papel.
Johnny ainda destacou uma importante ação que já está em trâmite:
Recentemente, a Câmara aprovou o estudo de mobilidade urbana e com o auxílio dele será possível nortear toda a questão. Por meio do plano será possível realizar futuros investimentos para garantir melhor fluidez e sinalização para aperfeiçoar as vias alternativas.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!