INSS notifica 9 milhões de beneficiários por descontos indevidos; reembolso referente a abril será pago neste mês
Instituto anunciou que irá devolver R$ 292.699.250,33 a aposentados e pensionistas entre os dias 26 de maio e 6 de junho; veja o calendário

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que podem ter sido prejudicados por descontos associativos indevidos começaram a receber notificação nesta terça-feira, 13, pelo aplicativo Meu INSS.
Ao todo, 9 milhões de usuários estão sendo informados sobre os valores e as entidades envolvidas e devem indicar se as operações foram ou não autorizadas. A partir desta quarta-feira, 14, os beneficiários poderão solicitar o ressarcimento dos débitos reconhecidamente indevidos.
Os 27 milhões de segurados que não tiveram descontos em seus benefícios foram notificados na última quinta-feira, 8. Ou seja, não correm o risco de terem sido vítimas, conforme divulgado.
Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, o presidente do INSS, Gilberto Waller, destacou que as notificações são enviadas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS e fez um alerta aos usuários do programa:
É ali que ele [beneficiário] vai ter o canal de comunicação oficial do INSS. Por isso, a preocupação de não clicar em link nenhum, não abrir email. Se você não tiver acesso ao aplicativo, você pode utilizar o seu telefone para ligar no 135. O contato é direto com você, não precisa de intermediário. Ninguém fala em nome do INSS.
O presidente do INSS informou também que os aposentados e pensionistas que não concordarem com as cobranças informadas pelo aplicativo não precisarão apresentar documentos para comprovar que não autorizaram os descontos. O ônus da prova caberá às associações e sindicatos.
As entidades que não realizarem o pagamento serão encaminhadas à Advocacia-Geral da União (AGU) para que sejam adotadas as medidas cabíveis.
Os aposentados e pensionistas vítimas de descontos não autorizados de mensalidades associativas serão ressarcidos pelos prejuízos sofridos entre março de 2020 e março de 2025, ainda com data a ser definida pelo governo federal.
Descontos indevidos de abril
Os beneficiários do INSS que tiveram débitos de mensalidade associativa não autorizado no contracheque de abril terão o valor devolvido na próxima folha de pagamento, em maio. As demais cobranças foram descontinuadas, segundo informou o instituto.
Como os descontos foram suspensos, os segurados não precisam solicitar o cancelamento. O instituto anunciou que irá devolver R$ 292.699.250,33 a aposentados e pensionistas entre os dias 26 de maio e 6 de junho. Confira o calendário abaixo:
Quem recebe até um salário mínimo
Final 1 - 26 de maio
Final 2 - 27 de maio
Final 3 - 28 de maio
Final 4 - 29 de maio
Final 5 - 30 de maio
Final 6 - 2 de junho
Final 7 - 3 de junho
Final 8 - 4 de junho
Final 9 - 5 de junho
Final 0 - 6 de junho
Quem recebe acima de um salário mínimo
Finais 1 e 6 - 2 de junho
Finais 2 e 7 - 3 de junho
Finais 3 e 8 - 4 de junho
Finais 4 e 9 - 5 de junho
Finais 5 e 0 - 6 de junho
Meu INSS
O governo federal ressalta a importância de atenção a possíveis golpes, já que o contato com os beneficiários do INSS é feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.
Sendo assim, não haverá contato por telefone nem envio de mensagem por SMS. Em caso de dúvidas, os segurados podem ligar para a central de atendimento, pelo número 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
A orientação do governo federal é acessar o aplicativo Meu INSS assim que possível para que as notificações apareçam automaticamente no celular.
Como informar sobre o desconto
A consulta para verificar se houve desconto indevido no benefício pode ser feita somente por dois canais oficiais:
Aplicativo Meu INSS; e
Central de Atendimento - telefone 135.
Confira o passo a passo:
Acesse o aplicativo Meu INSS.
Dentro do app, após fazer login, clique no ícone do sininho, no canto superior direito da tela.
Se você não tiver nenhum desconto, verá uma mensagem como esta: "Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício".
Caso você tenha algum desconto associativo, você verá uma mensagem com o nome da entidade que fez o desconto e o período em que os valores foram cobrados.
Outra forma de verificar se houve algum desconto indevido é consultando o extrato de pagamento dentro do próprio aplicativo:
Na página inicial do app, clique em "Extrato de benefício".
Escolha o número do seu benefício.
Você verá o valor que recebe e todos os descontos detalhados.
Verifique se há descontos de mensalidade associativa que você não reconhece.
Se o segurado não autorizou o desconto, poderá comunicar o pagamento indevido e ter a devolução do valor de forma simples e sem burocracia:
Pelo aplicativo Meu INSS (botão ficará visível na notificação recebida).
Pelo telefone 135 (segunda a sábado, das 7h às 22h).
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!#